sexta-feira, 15 de julho de 2016

Utilizar o WhatsApp ao dirigir ficará mais caro que comprar um celular novo.


A partir de outubro ficarão mais caras as multas para quem utilizar celular, seja para conversar ou passar mensagem, ao volante. Além do que terá 7 pontos anotados em seu prontuário/CNH.

Isso por conta da nova Lei Federal 13281/16 que veio em respostas às estatísticas que apontam que uma das maiores infrações cometidas no trânsito brasileiro, principalmente nas grandes cidades, é o uso do celular ao volante.

E muitos acidentes têm sido causados pelo seu uso irregular na direção. Sendo que não é “privilégio” só do Brasil, lá fora muitas autoridades tem atribuído substancialmente a causa de muitos acidentes a esta infração, como exemplo o Departamento de Trânsito da Espanha. A qual aponta que quase 9 entre 10 entrevistados afirmaram terem visto outros motoristas utilizando celular enquanto dirigia e segundo o mesmo departamento mais da metade dos acidentes com vítimas são advindas desta modalidade irregular. Celular ao volante

DGT Espanha/Divulgação
Vejamos o que diz a Lei:

“Art. 252. Dirigir o veículo

V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

Parágrafo único. “A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.”

Infração - Gravíssima; (7 pontos)

Penalidade – multa

E o valor da multa que antes não fazia tanto efeito, pois não chegava a R$ 90,00, agora saíra caríssimo.

“Art. 258.....................................................................
I - infração de natureza gravíssima, punida com multa no valor de R$ 293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos);



Lembrando que não há necessidade dos Agentes/Policiais abordarem o condutor para emitir a notificação. Sendo inclusive até possível e legal notificar tal irregularidade através de câmeras em salas de monitoramento.

5 comentários:

  1. VA,

    é meu caro esse é um problema meio mundial ... se já era complicado falar e dirigir .. ler e digitar então rs ...

    Mas .. .essa lei meio genérica vai ser meio complicado ...e se eu tiver usando um gps, waze por ex? enfim ...

    ResponderExcluir
  2. Pelo contrário, a lei é bem específica. GPS e Waze são acessórios e o condutor até pode utilizar o celular no modo viva voz. O que não pode, é ficar de forma deliberada, dirigingo com apenas uma das mãos.

    O próprio App Waze pergunta se a pessoa está no modo passageiro.

    ResponderExcluir
  3. Lei absurda! Não pela proibicao do uso do celular. Mas o texto da lei autoriza que o agente de transito multe qualquer motorista caso nao enxergue as duas maos no volante independente delas estarem lá ou não. Não tenho mais liberdade nem de escolher como devo dirigir! Não posso colocar uma das maos na parte de baixo do volante sob pena do agente de transito nao ver que ambas as maos estao no volante. Muito arbitrária! E se o estado quiser arrecadar, dá-lhe multa. Como fica a contestacao? Nao ha como provar o contrario. É uma palavra contra a outra. Lei ridícula!

    ResponderExcluir
  4. Amigo, para quem já teve um parente inválido depois de vários dias em UTI por conta de besteira no trânsito, acho é pouco! Tem muita gente idiota e infelizmente os certos pagam pelos errados.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...