domingo, 17 de janeiro de 2016

Blindado contra o Desgoverno.

O ano que passou foi de incertezas, apostas que não deram certo, principalmente por motivos alheios. Para mim foi mais o ano de mãos a obra, pois nunca depende e me liguei muito nos noticiários Macros.


No entanto percebi que vários companheiros não pensaram no amanhã e como consequência inciaram 2016 com muitos débitos e novos virão, pois a fome do Governo é gigante.
Viver de aluguel
Está preparado?
Depois do nascimento do meu primeiro filho, passei a enxergar com um “olhar futuro”, antes era o viver a vida sem consequências.


Aventurei-me a um tempo atrás na BMF, participei até de um curso pela XP Investimentos. Aprendi sobre FII, ramo novo no mercado, e sobre Trade.


Operei durante um tempo, mas percebi que muitos dos resultados, a maioria por sinal, não dependiam de minha pessoa, e isto me causava um mal estar.


Resultado, antes do estouro da crise de 2008, pulei fora e decidi aplicar na construção de mais um andar de casa para alugar. Tudo na minha sem alardear muito, pois o descredito era certo.

Admiro muito este autor.


Olho hoje para trás e vejo como operar notícias me fez e faz mal, parece que fico refém dos acontecimentos, algo que detesto. Lembro do trecho da música de Geraldo Vandré “ Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.  


Fiz mais uma viajem para Roça e percebi o quão simples é a vida dos moradores, contentam-se com tão pouco, não ficam o tempo todo “antenado”. São mais apegados à natureza e a vida cotidiana da comunidade.


O bom dia não é dado como uma simples formalidade, há uma troca de olhar e muitas vezes sorrisos. Disto que sinto falta na correria da cidade grande.


Olhando para minha atual situação financeira, vejo que estou muito bem em relação às minha pretensões. Fiz a escolha certa  na construção de casinhas de aluguel e esta é minha armadura.


O mercado de alugueis está bom? Acredito que não. Tenho visto muitas placas de aluguel, principalmente de pontos comerciais.


No bairro que moro, que é perto da praia, também percebi muitas ofertas que durante minha caminhada matinal não às vias com frequência.


E fiquei a pensar “ Por que consigo alugar tão rápido minhas casas? ” São diversos fatores, pensei em alguns;


  • Bom acabamento.
  • Localização
  • Preços que cabem no bolso.
  • Administração direta.
  • Tratamento informal e personalizado com os inquilinos.


Este último acredito ser o principal, o qual resulta na manutenção dos preços, boa relação com os inquilinos e principalmente a baixíssima vacância.


Quando olho para o cenário econômico atual, a qual acredito que irá se agravar, vejo que estou bem na fita, afinal lucrar R$6300,00 não é nada mal.

Pois àqueles locatários que alugavam imóveis mais caros, vão ter que procurar - e já estão -, procurando imóveis menores e em bairros não tão cobiçados.


E outro fator preponderante para o aquecimento do mercado de kitnets e casinhas de aluguel, é o distanciamento do tão sonhado imóvel próprio, principalmente através do MCMV (minha casa minha vida). O qual os preços para o público pretendido, são irreais.

viver de aluguel


Interessante é este nome, minha casa minha vida. Pergunto; Se a casa cair, a pessoa morre?

Portanto com tantas incertezas, causadas principalmente pelas derrapadas econômicas governamental, encontro-me tranquilo, pois a todo momento, mesmo com todas casas alugadas, aparecem pessoas perguntando se tem alguma disponível, afinal não só de comida precisa o povo, mas também de moradia.

24 comentários:

  1. Na roca e estranho mesmo, as pessoas dao bom dia para desconhecidos, e isto pra quem mora em cidade e muito estranho.

    Com tantos impostos, nada melhor que receber receitas e dinheiro vivo.

    Meu pai tambem tem casinhas alugadas e continua recebendo normalmente, e um bom investimento de renda passiva.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu maior medo e tristeza é dos impostos. Se ao menos eu tivesse um retorno plausível por parte dos gestores.

      Excluir
  2. Olá Viver de Aluguel. Conheci seu blog hoje. Fiz o meu blog e te coloquei no meus favoritos. Abraço
    frugalsimple.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, mas evite o copiar e colar, soa pouco apreço para os outros blogueiros.

      Excluir
    2. VdA já arregaçou haha

      Excluir
  3. VA realmente, receber alugueis é uma ótima coisa, acredito que na diversificação dos investimentos, comprar imóvel com alta liquidez de venda e de aluguel é o ideal. Ao invés de comprar um apartamento de 3 quartos por 700 mil e alugar ele por 3 mil, acho melhor comprar 4 de 150/170 mil e alugar eles por 900, assim você se protege mais e se um inquilino sair você ainda tem mais 3 pagando mensalmente. No entanto os rendimentos do aluguel ficam muito aquém de outros investimentos, geralmente na casa do 0,5% enquanto hoje temos investimentos a 1% tranquilo.
    Minha estratégia é diversificar, tenho um imóvel alugado e por enquanto permanecerei somente com este e estou aportando em outros investimentos como RF, FII e ações. Assim que tiver o valor que planejei pretendo comprar outro imóvel com boa liquidez de aluguel.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa estratégia. Só não concordo em comprar apartamento.

      Eu nunca tive altos valore e ainda não tem, procurei sempre fazer o simples.

      Mas agora que irei começar a aportar, diversificarei os investimentos.

      Excluir
  4. Na verdade quando falamos em 0,5% de retorno é relativo, pois se nós mesmos construímos o investimento é menor.
    Ex:Terreno + imovel = R$200.000,00
    Construção de 2 casas geminadas
    Valor de venda R$320.000.00

    Aluguel a R$800,00 0,5% de retorno
    Mas sobre o custo se torna 0,8%.
    Mãos a massa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E temos hoje opções a mais de 1% líquido.

      No momento que inverter essa relação entre Selic, aí compensaria colocar as 'mãos na massa'.

      Minha opinião é que só seria válido no momento colocar essas 'mãos' pra ir tendo um 'feeling' do ramo. Nada mais.

      Excluir
    2. Me conta aonde que tem mais de 1% liquido.
      ações? FI? a galera da blogosfera faz muitas projeções com base em 1% a.m., mas na prática o pessoal está conseguindo algo na casa de -1%...

      Excluir
    3. Quando consegue -1% pode se dar por feliz.

      Vou aqui de mansinho, devagarinho fazendo meu bolo crescer.

      Excluir
  5. Voce está bem na fita e na frente de 90% dos brasileiros. Digo isso na parte economica, social e amorosa. Voce fez aposta certa em adentrar este ramo na construção. Não sei quando vai parar a sangria das ações e FII, mas devemos acreditar que a partir de 2018 tenhamos melhores dias com o fim da era petista. Ahh..só para te dizer sobre o post a respeito da mulher exceção..voce lembra que postei falando sobre as dificuldades em encontrar alguem decente esses tempos. Pois é.. após 1 semana da minha postagem conheci uma pessoa por acaso num niver de amigo em comum e estamos nos conhecendo.. Acredito que dessa vez sai algo além de "ficada", pois a pessoa possui atributos que sempre busquei (humilde, economica, bonita, inteligente e muito parceira). Vamos ver o que vai virar isso..abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em 2018 melhore mesmo, entretanto, por vias das dúvidas, devo fazer mais 4 casas de aluguel a partir do ano que vem.

      Parabéns, é uma agulha num palheiro, a minha preservo como uma joia. Só não esqueça dos ensinamentos da Real.

      Excluir
  6. Uma pergunta. Você declara os alugueis recebidos como renda recebida? Eu tenho um pequeno apartamento alugado e estou prevendo a mordida do leão. Você faz contrato de locação ou é tudo na base da palavra. abraços
    investidor veterano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada,nada, nada. Vivo na invisibilidade semelhante a boa parte do povo.

      Esta é uma das razões para eu fazer tanto em tão pouco tempo e recursos.

      Excluir
    2. E como você faz para justificar um aumento de renda e patrimônio muito maior do que o seu salário?
      Suas casas tem escritura,são legalizadas? Como fazer se você quiser vender alguma casa ou deixar de herança? Eu fico revoltado de ter que pagar imposto de renda sobre meu aluguel. Você acha que devo sonegar?
      investidor veterano

      Excluir
    3. Rapaz eu não acho nada. Só sei que não me perguntaram nada para eu responder.

      Leia Michel Foucault no livro vigiar e punir e verás como os governos aterrorizam seus súditos.

      Tenha uma força mental e leve tudo nos peitos.

      Imagine se às empresas e governos fizessem todo que reza a cartilha? O sistema travava.

      Serei eu mais justo e correto que o rei?

      No papel todo é bonito, na vida real é bem diferente.

      Excluir
  7. Parabéns VDA, pelo seu lucro em tempos adversos como estes em que estamos vivendo, o início do seu post lembrou-me esta fábula...
    http://canaldoempreendedor.com.br/pense-nisso-2/a-fabula-do-pescador/

    Ah e obrigado por passar no blog! :)

    http://blogdonoimon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, já tinha lido e me identificado muito, principalmente com este trecho a qual estou bem perto de concretizar;

      E o negociante respondeu “Você se muda para uma pequena vila de pescadores no litoral, dorme até mais tarde, brinca com seus filhos, ou melhor, com seus netos. Tira uma soneca à tarde, e à noitinha vai dar uma caminhada na praia com sua esposa onde você pode beber uma cervejinha e tocar violão com seus amigos….”

      Excluir
  8. Olá VDA, qual é valor total de construção de suas casas?. Uma média. Também alugo kitnets (predinhos de 3 andares), mas agora penso em construir casinhas acredito em melhor retorno. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa não sei mesmo, pois como sempre fui pobre, construí como formiguinha. Muitos anos trabalhados mesmo. Calculo que gasto em média de 25-30k por casa, só faço predinhos de até 3 andares.

      Acredito que kitnets gastem menos e aluguem bem igualmente às casinhas.

      Excluir
  9. Olá VDA,
    Primeiramente quero Parabenizá-lo por seu blog em que iniciei a leitura é me identifiquei em alguns pontos/ objetivos que temos em comum.

    Também tenho alguns apartamentos para alugar e estou construindo mais alguns, o grande segredo que sempre segui é escutar os mais velhos no caso meu Pai.

    Existe uma grande sacada que é você evitar comprar imóveis prontos, assim estaremos pagando pela construção (50%) e pelo lucro do construtor (50%), por isto eu mesmo construí em minha primeira aventura 12 aptos que hoje estão me dando um belo retorno. Já estou em minha segunda aventura que são mais 12 aptos porém por falta de tempo não iria conseguir administrar e fechei com um empreiteiro valor por m2 com M.O + material, até agora na quarta laje não me deu dor de cabeça.

    Minha ùnica rejeição em fazer casinha iguais às suas muito caprichadas por sinal é que com a compra do terreno se eu fizer mais aptos eu aumento a rentabilidade então ao invés de fazer em um terreno duas ou três casinhas vocês pode aumentar a rentabilidade do valor investido construindo mais aptos no próprio terreno.

    Quero desejar um ótimo 2016, que você conquiste todos seus sonhos pois você merece batalhador como a grande maioria dos brasileiros.

    Um forte abraço
    Guilherme ferreira

    ResponderExcluir
  10. Fala, VdA! Cara, dois conselhos para você: como você afirma publicamente que não declara nada, recomendo você acessar seu blog usando o navegador Tor (procura no google), com ele é impossível te rastrearem, nem a receita nem o fbi ficam sabendo quem você é ou onde você está. Essa dica do Tor na verdade eu recomendo a todos os blogueiros.

    Outra coisa: como você não declara, provavelmente vc não deixa dinheiro parado na conta, certo? Se você quiser ter um pouco de segurança com menos dinheiro físico, poderia fazer uma poupancinha com bitcoins, já ouviu falar? É uma moeda digital altamente segura, que não é regulada por nenhum governo do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo conselho, vou implementar agora mesmo.

      Bitcon não confio muito, prefiro adquirir "coisas".

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...