quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Projeto Casa Velha/Prédio Novo

Comprada mais uma casa, a  14ª↑

Começo o novo ano aplicando o que já havia postada anteriormente. Investir em casas velhas mais bem localizadas e compradas sem escritura.

Imagem meramente ilustrativa. Futuro cisne.





Minha última construção foi finalizada em 2016, de lá para k, tirei um tempo sabático para descansar, viajar, observar o mercado e principalmente administra as demais casas e seus respectivos alugueis.

Algumas casas precisaram de manutenção e tive alguns problemas com alguns inquilinos, mas nada que, por enquanto, me faça pensar em mudar de ramo.

Aproveitei esse meio tempo para investir em CDI além observar alguns leilões da CAIXA. Meu primeiro imóvel foi adquirido através dessa modalidade.

Encontrei um fiz todo processo, mas no final deu um problema de ordem da própria CAIXA. Mantenho meus olhos abertos nesta modalidade, todavia estão muitos caros para imóveis ocupados. Espero que os responsáveis uma adequem os preços à realidade do mercado.

Como eu sempre fico de olho em alguma oportunidade com potencial de valorização, voltei a busca por imóveis velhos, mas sobretudo bem localizados, se forem na escritura melhor, mesmo sendo mais caros, se não, vai no contrato de compra e venda mesmo. Olho quase diariamente no OLX, Zap, Trovit, ML e placas nas ruas.

Foi numa dessas que vi uma placa marota e mandei mensagem para o número. Após retorno do contato marquei logo uma visita no mesmo dia. Comigo é assim, nada de enrolação nem especulação, se quero, QUERO!

Resultado; imóvel muito bem localizado, mas casa em estado deplorável, pior do quê eu imaginava quando adentrei. Fiz minha proposta, mas baixa é claro e a vista pois não tem escritura, avaliando como terreno alem de imaginar/calcular o quanto gastaria com demolição e limpeza deste.

Proposta feita e contraproposta do vendedor feita. Detalhes acertados e Voilá!, Comprada mais uma casa. A que mais paguei na vida. Também o mercado valorizou e o local justifica o valor proposto.

Pretendo iniciar ainda no mês de Março a construção de um prédio com 7 casas sendo 1 de 2/4, 4 de 1/4 e 1 de 3/4. 

Fiz alguns orçamentos de projeto, sim dessa vez quero fazer no projeto e deixar engatilhado se aparecer algum problema com a fiscalização. Fazer uma casa com projeto completo e registrado é muito caro. Custo Brasil é altíssimo. Por isso muitos faz na "cara e na coragem" principalmente os mais pobres.

A medida que a construção for avançando, vou informando aos Senhores.

Um forte abraço!

VdA






32 comentários:

  1. Vda, comprar sem escritura nao e muito arriscado? quais documentos documentos voce tem que comprovem que e teu o terreno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água, Energia e IPTU. Fora que faço uma pesquisa na vizinhança. Essa mesmo perguntei a vizinhos sobre quem era a dona e a situação da casa. Todas informações confirmadas, faço compras vendas e reconheço firma no cartório.

      Nunca tive problemas, até agora.

      Excluir
    2. hmm, entendi. E no caso de aparecer a pessoa com escritura?
      abraco.

      Excluir
    3. O campo do "Se" abre N possibilidades. A BMF está cheia destes.

      Excluir
    4. Vc nunca pensou em usucapiao ou mesmo pedir a certidao de onus reais no registro de imoveis?

      Excluir
    5. Por enquanto não compensa registrar em cartório devido aos custos envolvidos. Se um dia pensar em vender, farei isso.

      Excluir
  2. Olá, poderia me colocar na sua lista de blogs?
    o seu já está no meu.

    http://doutormuquirano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro comprar casas velhas quase caindo em bons lugares, é dinheiro certo e quase sempre rápido.
    Sobre comprar somente em escritura, existe método de pôr a escritura em seu nome depois ? Pergunto pois sou medrosa e nunca comprei imóvel sem escritura, porém sei que reduziria bastante os custos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super tranquilo, vai gastar em média 8% a mais do valor de compra do imóvel. Este imóvel que comprei, se estivesse com a escritura, seria 40% mais caro, segundo avaliação de um amigo corretor.

      Excluir
  4. Estou planejando comprar uma casa velha e reformar para eu mesmo morar.
    Vc poderia fazer mais posts falando detalhadamente dos seus problemas com as reformas?

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Boa meu camarada... estou nessa vibe ai também. Meu proximo projeto é comprarum terreno e fazer umas 10 kitnets bem funcionais...
    Vou adicionar seu blog ao meu blogroll para acompanha-lo.
    Uma braço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho prazer em mexer com imóveis. Obrigado irei adicionar o seu também.

      Excluir
  6. Olá VdA! Adorei seu site!! Espero que você poste mais vezes porque gostamos de comprar e alugar casas no mesmo nicho de mercado e é sempre bom ter ideias!
    Uma dúvida. Quem é o "dono" oficial no registro desse imovel sem escritura? É terreno publico, de um falecido? Você chega a puxar a matricula pra ver algo?
    um abraço!
    Muquirana
    www.sempresabado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dono agora sou eu. Busco contas de consumo e matrícula IPTU. Tudo Ok.

      Excluir
  7. Bom ver vc postando dnv. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acabei de começar meu blog e te adicionei ao meu blogroll. me adicona também? Abs!

    ResponderExcluir
  9. Olá VdA!

    Me diga uma coisa: quando um imóvel está ocupado, como funciona após você comprar? Você vai na Caixa, compra, pega documentação e o problema é seu para tirar o pessoal de lá? Obrigado!

    Abs.

    Papai dos Investimentos
    http://papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for imóvel de leilão da Caixa, sim. Mas este comprei diretamente com o proprietário.

      Excluir
  10. Parabéns pela aquisição iremos acompanhar desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Voce tem email para contato amigo? Gostaria de tirar algumas duvidas contigo se possivel sobre custos de construção.

    ResponderExcluir
  12. Conhecendo o blog hj.
    Imóvel sempre foi um bom negócio, apesar das dores de cabeça.

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invisto pq é simples e seguro. Além de não precisar ler um bilhão de livros, sites, blogs.

      Excluir
  13. Vagamente você me lembra um pouco o viver de construção. Saudades haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhei toda trajetória dele. Faz muita falta na blogosfera.

      Excluir
  14. Olá VDl, sou um admirador do seu blog e do seu modo de vida,sempre tive esses conceitos inerentes a mim, já te acompanho há algum tempo,porém esse é meu primeiro comentário aqui, e se não for muita audácia, eu queria tirar algumas breves dúvidas com você :

    1- Nesse exemplo que você deu, de construir um prédio com 7 casas,quanto você gastaria na obra ? E em quanto tempo concluiria a obra ?

    2- Eu tenho um terreno limpo de 8 x 20 , bem localizado, e 120 mil para construção e estou pensando em algo parecido,porém acho mais fácil fazer uma estrutura de várias kitnets, você acha que é uma quantia suficiente, tanto na metragem quanto no valor que disponho ?

    3 - Qual a metragem média dos seus imóveis ? E quanto você gasta em média para uma construção ? Por que sei que a parte mais cara é a estrutural e de acabamento.. Viso mais construções em zonas periféricas, como aqueles terrenos estreitos, com os ''Prédios'' de 2,3 andares, 2/4 sendo um por andar e subir estrutura com kitnets dentro mesmo..

    4 - Como você faz para reduzir consideravelmente o valor da obra ? Em média quanto custa a diária de um pedreiro e um ajudante na sua cidade ?

    Desde já agradeço sua atenção e parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado ; ) Vamos la... 1: 30 mil por casa período máximo de 2 anos. 2: O mas difpicil vc tem, o terreno. 120 dá para fazer muita coisa, pode concluir por andar fazendo apartamentos tipo, a medida que for entrando mais recursos faz os demais. Enquanto isso aluga os concluídos. 3: 30m2, Não tem um valor fixo, mas garanto que é o menor possível no mercado por se tratar de construção informal. Zona periférica tem que ser imóveis minúsculos, liquidez e baixo risco de problemas. 4: Material compro caminhão fechado e acabamento monitoro promoções ao longo da obra, aconteceu divido em x vezes e vou pagando. pedreiro $100 - 120 diária. Tenho noção de quanto tempo demora cada etapa e faço uma estimativa, depois faço cotações de empreitada.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...