quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cuidados que devo tomar antes de construir - Parte 1 - Escolha do Terreno.

O processo de construção a primeiro momento parece simples. A grande maioria faz o alicerce, levanta as paredes, “bate” a laje, reboca as paredes, faz o contrapiso, efetua instalações hidráulicas e elétricas, assenta o piso,  põe as loucas e pias e efetua a pintura.


Estas são as etapas que grande parte do público fazem sem ao menos planejar adequadamente quando, como e quem deve ser responsável pela construção e principalmente que terreno comprar. 

Muitas vezes as consequências resultam em casas sem ventilação, cômodos mal dimensionados e colocados, umidade, abafamento e o mais grave perda do bem e vidas.


Tenho como filosofia que se vou fazer/comprar algo para durar mais de 05 anos, prefiro fazer com bons materiais  e ter o acompanhamento de bons profissionais.  Evito fazer “economia de migualhas ou o “jeitinho brasileiro”.

E a escolha do terreno é fundamental para um futuro de alegria e valorização.


Etapas que podem resultar em tranquilidade futura e valorização do bem.

Localização não tem como mudar.



  • Localização do terreno.


A mais importante de todas e esta é fundamental, vale muito mais adquirir o imóvel em um bairro estruturado, cobiçado, de fácil acesso ao transporte público, órgãos públicos e comércio ao invés de terrenos gigantes em bairros distantes.


É verdade que a medida que a população cresce e juntamente o poder de consumo, ficam mais raros e consequentemente caros, muito mais caros, imóvel não tem esse nome a toa e lembre-se diferente de outros investimentos, eles não saem do lugar então vale a pena capitalizar mais um pouco para adquirir um melhor localizado.

  • Dentro de condomínio ou não.

A grande maioria dos condomínios têm regras de construção e tipos de construção. As vezes mesmo tendo um terreno de boas dimensões, estes não permitem a construção de mais de uma casa por lote.  Dou preferência para terrenos localizados fora dos condomínios pois permite a construção de várias casas ou kitnets, perfil este voltado para investidores.

Agora se for para moradia própria são excelentes devido proporcionarem segurança , boa estrutura e muitas vezes vizinhança.


  • Tipos de terrenos.



Dê preferencia para terrenos no esquadro e planos. Isso mesmo, fuja de imóveis com aclive, declive fora de esquadro. Os custos de projeto e do início de obras são imensos, o preço de compra tem que ser bem mais baixo que outros a nível do solo para valer o investimento.
Cada terreno tem sua propriedades


  • Tipos de solo


Muitos não se atentam para este detalhe a qual é de suma importância. No entanto as características do solo é que vão permitir o tipo de construção assim como dimensionar os custos desta. As grandes construtoras contratam empresas de Geotecnia . Algo fora do orçamento dos pequenos investidores que podem usar o artifício de observar os tipos de construções da região para ter o ideal do que foi feito.


  • Acesso a rua.


Evite dores de cabeça.


Deve-se atentar se a localização do terreno é em uma rua larga que permita a manobra de veículos de grande porte. Também se quando o material chegar pode deixar o material próximo a obra até os trabalhadores estocar nos interior deste.


  • Documentação.

Terrenos regularizados são muito melhores que os que não dispõem de uma matrícula ou não estejas legalmente desmembrados. Todavia são muito mais caros o que na maioria das vezes travam o investidor nas outras etapas de construção. Tudo tem seu custo e risco, cabe a cada um analisar seu perfil e capital de investimento.

27 comentários:

  1. Muito boa postagem, aprendi bastante.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Excelente dicas VdA!

    É quase um mini manual de como construir! Este assunto muito me interessa, pois planejo nos próximos anos seguir essa linha!

    Grande abraço!

    Se puder, visite meu blog também:
    http://pobrejapa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A construção sempre deu grandes lucros, vide grandes empresas do Brasil.

      Excluir
  3. Tenho aprendido muito com seu blog, obrigada pelo ótimo conteúdo!
    Sucesso!
    mariaquaserica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá VDA.

    Esta parte do tipo do solo é pouco lembrada mesmo, as construtoras contratam estudos geológicos para ver se o solo terá que ter muito concreto para aguentar as estruturas.

    Lembrei até de uma história, não lembro quem me contou, de um rapaz que foi a uma igreja, e ofereceu vender uma área com vários lotes por um preço muito abaixo de mercado, tipo, 30% do valor do lote, alegando que só queria o valor que pagou p/ não ficar no prejuízo e que era para ajudar a igreja.

    Fechado o negócio, no momento do início da construção das obras da igreja, descobriram que o solo era pantanoso, ou seja, não suportaria nem sapatas, nem alicerces, só se fossem feitos com muita fundura, o que encareceria por demais a construção ... O rapaz que vendeu não era um bom samaritano ...

    Terrenos não planos ... Mais dor de cabeça e dinheiro gasto: Se tiver que tirar terra, prepare o bolso ... Tratores e caminhões de terra.

    Se tiver que colocar terra, mais dinheiro ... E muitos caminhões de terra a serem comprados.

    Eu também opto por terrenos planos, mesmo pagando mais caro. Na verdade nunca construí em terrenos íngremes.

    Condomínio: Você compra lote em condomínio para morar, ou no máximo para esperar passar o tempo e vender o lote. Os projetos devem ser aprovados pelo condomínio, então, prédios e casas geminadas, ou mais de uma casa no lote, pode esquecer ...

    Localização, nem se fala.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha esquecido a parte de retirar ou colocar terra, muitos gastos.

      Bem colocado VDC. E não é só lembrada pelos leigos são enganados. Sito um evento que achei absurdo na época, a escolha do terreno da "Jornada Mundial da Juventude", era na verdade um mangue. Mas nestes casos, acredito eu, teve motivos escusos.

      http://odia.ig.com.br/noticia/jornadamundialdajuventude/2013-07-27/obra-em-guaratiba-beneficiou-empresarios.html

      Excluir
  5. Respostas
    1. Nunca se sabe, mas é algo bom pra se aprender. Pretendo construir no Brasil, tenho terrenos no interior.

      Excluir
  6. Excelente post!
    A próxima parte será relacionada a que? Projetos? Aguardo ansiosamente.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Poste mais vezes meu caro aprendemos muito com você e com o assunto.
    Este tema de construir casas populares para construir é muito interessante!!

    ResponderExcluir
  8. VDA,

    Muito interessante o post, ainda mais pra mim que não conheço essa área... em cidades maiores realmente a questão do condomínio tende a dar uma boa valorizada no terreno... eu por ex.. em Curitiba. Não pensaria nunca em ter uma casa que não fosse em condomínio ..

    ResponderExcluir
  9. Estou sempre de olho nos seus posts confrade

    Vou precisar deste conhecimento muito em breve.

    Abç

    ResponderExcluir
  10. estou estudando seriamente entrar no ramo de construcao para casas de aluguel a pessoas de baixa renda.

    estou lendo seu blog que tem informacoes sensacionais.

    sinceramente, se construido de acordo, considerando area boa, localizacao boa, e na periferia, acho que nao ha aposentadoria melhor.

    O pobre nao tem dinheiro pra comprar casa, precisa alugar, pois os juros de finaciamento sao absurdos.

    Casas de aluguel de 500, 600 reais sao sensacionais. Minha mae tem, meu irmao tem, e nao há vacancia, e dado o baixo valor o povo paga direitinho é impressionante. E o melhor, nao tem que pagar nada ao governo, apenas o maldito iptu e só.

    Nada de ipi, icms, ir, inss, nada disso, só receber o aluguel e correr pro abraço.

    Vou entrar nessa tb e ja estou até projetando tudo, ate ano que vem eu entro com força total.

    Renda fixa será apenas pra manter meu poder de compra, o lucro mesmo vira do aluguel, estou atras de estabilidade e paz, e nao de riqueza a qualquer preço.

    Abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pensamento é exatamente igual quando comecei, pessoas sem o mínimo de conhecimento financeiro e de investimentos, fizeram e fazem casas de aluguel e vivem em paz.

      Só para vc ter ideia chega a ser monótono quando não estou construindo, só recebo as mensagens de depósito ou para eu ir buscar o valor do aluguel. A título de exemplo eu não sei o que é fazer saque.

      A tríade da estabilidade é; Emocional, Profissional e Financeira. Esta última já cheguei nos 70% dos 10k que almejo, fora o rendimento do meu trabalhar que não penso em parar tão cedo.

      Excluir
    2. Nao há nada mais calmo, seguro e rentavel que isso! nem bolsa de valores, nem lci/lca, qualquer outro investimento, ou nao da dinheiro real, isto é vc empata com o ipca/inflação, ou vc assume um risco ferrado, ou prende o dinheiro por 20 anos, por 6,5% ao ano. Eu estou fora. Isso nao e lucro.

      Melhor que isso só se assumir o risco de empreender, mas nao pense que nao terá problemas dos mais cabeludos.

      Tenho experiêcia de mais de 10 anos diversificando em renda fixa (bolsa nem me arrisco) e posso afirmar, nao da dinheiro, so protege o patrimonio.

      Imoveis, vc compra o terreno na periferia que em geral é mais barato e aluga pro pessoal de baixa renda, o proprio imovel se valoriza ao longo do tempo e esse sera seu ipca, e a locação sera o lucro, que dependendo do seu planejamento e da quantidade de casas que vc colocar em um terreno, pode chegar ate 2% do valor investido ao mes, e pelo menos nas casas dos meus famiares, nao há inadimplencia e nem vacancia, apenas pequenas reformas.

      Meu irmao fez 10 casinhas em um 5x25 a 600 reais na periferia. O investimento foi 400k. Todas alugadas.

      Eu vou entrar nessa ai sim, meu objetivo é chegar a uns 10k de renda.

      Podem criticar, mas vc foi sabio sim! vc tem lucro maior que qualquer empregadinho de empresa privada ai e ainda fornece um serviço a sociedade mais pobre que nao conseguiria comprar a casa pra morar.

      parabens.

      Excluir
    3. Obrigado, lembre que o emprego de 10k não remunera melhor que 6k sem trabalhar.

      Uma das questões é que casas na periferia não é bonito de falar como investimento.

      Estes dias visitei, devido ao meu trabalho, uma comunidade periférica a qual vislumbrei um grande potencial de crescimento, mas aí vem a questão; o nome do bairro é feio e a população é predominantemente pobre, muitos sentem até repugnância de visita-la quanto mais investir. Todavia estou de olho!

      Veja em alguns posts o quanto fui e sou aconselhado a desfazer-me de tudo e aplicar na BmF, FII e afins. Não que estejam errados, mas será que terei a tranquilidade atual e a independência de outros gestores? Acredito hoje que não!

      Excluir
  11. VDA, obrigado pelo seu blog, o conteúdo é excelente. Quando será o próximo post? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz agora. Ultimamente estou tendo muitas atribuições no trabalho a qual estão exaurindo meu tempo.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...