domingo, 13 de março de 2016

Cuidados que devo tomar antes de construir - Parte 2 - Tipos de Construção

Qual tipo de construção que a pessoa pretende fazer é fundamental para ter lucros e tranquilidades no futuro. Pois temos que lembrar, diferente de outros bens, não podemos mudar de lugar uma construção, pelo menos as de alvenaria que são a grande maioria das construídas no nosso pais.

Lembrando também que esta não são dicas engessadas, pois o mundo é dinâmico, a procura pode mudar de acordo com a região, perfil de comprador/locatário e a época. 

Temos alguns tipos de construção para pequenos investidores, pois grandes construtoras são poucas e muitas atualmente estão enroladas juridicamente. Então vamos ao que interessa;

  • Casas com grande área construída.
Com o passar do tempo o perfil das famílias mudou para poucos habitantes por unidade, geralmente são casais sem filhos e quando muito, apenas um filho. Por isso para quem busca aluguel e opta por casas deste tipo, preferem-na em condomínios fechados, principalmente devido ao fator segurança.

Não aconselho a construção deste tipo de casa devido a alguns fatores tais como; custo altíssimo de construção e acabamento, custo altíssimo de manutenção e baixo aluguel em comparativo com o valor da construção.

Só vale a pena se for para moradia própria, mas ainda sim a pessoa pode num futuro próximo mudar o seu perfil. Filhos crescem e buscam seu canto e fica dispendioso manter a casa e para alugar dá uma certa dor de cabeça.

Se ainda sim você optar por tal modalidade, faça um projeto que no futuro possa dividi-la sem muitos custos.


  • Casa geminada.
São boas opções para reduzir custos de projeto, compra de material, contratação de mão de obra pois a pessoa já acerta para ambas as casas. Contruí-se também áreas comuns como de lazer, estacionamento e circulação.

Pode-se diminuir mais os custos se a pessoa tiver uma grande área para fazer um mini condomínio. Com isso padroniza a maioria do acabamento e faz-se as compras de material de acabamento diretamente do fabricante.

Como área livre disponível e com um preço mais acessível é difícil de encontrar. Opta-se por áreas ou cidades mais afastadas. Uma boa opção é em região praiana, pois a tendencia de valorização é muito grande assim como a liquidez para venda e locação por temporada.

Deve-se lembrar que os custos da regularização não são baixos, pois deve ter a convenção de condomínio registrada. Assim como nem todos gostam de moradias coletivas, pois há o inconveniente de encontrar com quase todos moradores diariamente e se for em região locatícia a rotatividade pode vir a ser imensa.


  • Kitnet

O melhor dos investimentos atualmente, pois possui muitas vantagens principalmente para quem está começando no ramo de casas de aluguel. Entre as principais vantagens estão; baixo custo de projeto, construção, acabamento. 

Depois de pronta a locação é automática, muitas pessoas solteira, casais sem filhos e até com um filho buscam baixo custo.

Para quem vai morar de aluguel e principalmente esta iniciando a vida sozinho, não precisa adquirir muitos móveis que encarecem o custo da locação.

O construtor tem a vantagem de não precisar fazer muitas paredes e a depender do projeto, pode colocar a cama e balcão de alvenaria, alem do banheiro todo em blindex jateado e mobiliar o restante do ambiente. O valor de locação é muito maior.

Outra vantagem é o aproveitamento da área da construção para replicar vários kitnet.

Na venda também é imbatível, pois muitos não possuem grandes somas para comprarem a vista ou mesmo financiarem um imóvel.

É um tipo de imóvel que veio para ficar, pois a tendência das novas construções nas cidades, é a diminuição de área construída. 


  • Quarto e sala.
Muito comum em área periféricas, conhecida como barrocões. Foi muito popularizada em São Paulo devido a migração de trabalhadores oriundos da região nordeste em busca de melhores condições de trabalho.

É um dos melhores investimentos atualmente, supera diversos outros tradicionais ainda mais com uma economia instável ultimamente.

Possui várias vantagens semelhantes aos kitnets, mas supera no quesito ser realmente uma casa. Muitas pessoas ainda gostam de paredes, não se sentem confortáveis em ambientes únicos. Optam por mais privacidade, principalmente quando recebem visitas.

O custo é um pouco maior que das kitinet, mas não tão elevados. Pode-se também replica-las em um único terreno fazendo pequenas adaptações.



  • Prédio de até 03 andares
Considero este a evolução do pequeno investidor que iniciou com pequenas casas ou kitnets. Quase em todas as regiões de qualquer cidade este empreendimento é sinônimo de sucesso principalmente para quem sonhar em viver de aluguel.

Os custos de construção não são tão altos com muitos imaginam, a título de comparação e a depender do material de acabamento, o investidor gasta um pouco mais do que gastaria na construção de um imóvel de fino acabamento para moradia própria em condomínio fechado.

Outra grande vantagem é a pessoa poder fazer aos poucos e ir locando as unidades finalizadas, modalidade que a maioria dos locatários fazem.

Se o terreno for localizado em uma rua com boa circulação de pessoas, pode-se optar de fazer no andar térreo e no 1º andar, pontos comercias. Nos demais faria casas de 1/4 e/ou kitnet. 

Tem crescido muito a opção por este tipo de layout. No pior das hipótese o andar térreo é usado como garagem valorizando algumas das unidades.



  • Sala comercial.
Outrora um dos melhores investimentos. O valor de investimento não é tão grande devido a não precisar de tantos detalhes de acabamento. Mas a depender da localização o índice de vacância é alto, fora que os terrenos para este tipo de modalidade é raro e caro.

Tenho visto o aumento de oferta de vários pontos comerciais para venda e locação. Muitos deste nunca tinha visto fechados. Alguns já estão a mais de 02 meses fechados.


Estas placas estão proliferando igual a Zica.

Portanto trace um plano estratégico muito bom para o futuro, pois hoje o pequeno investidor pode não ter muito capital para investimento, mas  ao longo do tempo pode aumentar o seu poder aquisitivo. Como diz o ditado; " O que começa errado, tem grande probabilidade de dar errado mais a frente".







31 comentários:

  1. Olá, VdA.

    Penso que construir kitnets é um boa opção de investimento em imóveis desde que se leve em consideração o nicho. Por exemplo, construir kitnets próximos a faculdades talvez seja uma boa opção, porém em regiões que não apresentam um nicho tenho minhas dúvidas. O que você acha?

    ResponderExcluir
  2. Conheço vários locais bem distantes de faculdades ou indústrias que tem kitnet e não ficam em nenhum momento vazia. Qual é o segredo? Preço da locação e o locatário, a maioria jovens de 18-30 anos, buscarem este tipo de imóvel.

    Alem do mais, ao lado de faculdade, os preços são caríssimos, inviabilizando a muitos locarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdA. estou buscando kitnets pra compra mas o valor tem estado bem proximo ao do imovel de 1 quarto. Pelo que tenho visto, um imovel de 1 quarto tem mais liquidez (venda) do que kitnet e melhor retorno de aluguel se comparado ao de 2 (+) quartos. Mas como nao vislumbro vender, o kitnet será minha proxima opcao. Voce investe apenas na cidade que mora? Abs

      Excluir
    2. Sim, pois acho melhor para gerenciar as obras. Se possível procuro até morar bem próximo.
      Com o aperto na economia, quanto menor o valor do aluguel, maior a liquidez.

      Tenho vário projetos, mas como não tenho patrocinadores, procuro fazer um caixa antes.

      Excluir
  3. Tenho um tio que nunca teve filhos e tem uma casa enorme onde abrigava também sua empresa. A pouco tempo se aposentou e dividiu a casa ao meio para alugar. É uma boa ideia pensar nisso desde a construção.
    É bom construir kitnets e separar o quarto da sala com uma parede de gesso cartonado. O valor do imóvel aumenta e você gasta pouco.
    Infelizmente o condomínio que eu tenho terrenos só permite casas, vou ver se posso modificar isso para pelo menos construir geminadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse com uns 80k, começaria um projeto de 12 suítes feitas num prédio de 03 andares. Em 02 anos concluía. Com o valor médio de aluguel de R$400,00.

      Excluir
  4. Essa é a ideia principal; pensar, planejar, capitalizar antes de executar.
    Como falei em um post, evito comprar terreno em condomínios devido a algumas restrições, para morar é excelente, mas construir para alugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses foram uma grande oportunidade. Apesar da limitação, o foco lá ainda é construir casas populares para vender. O próximo e "último" passo será construir casas de aluguel e me aposentar.

      Excluir
  5. Só uma correção, a casa é "geminada", que vem de gêmeos, iguais, este é o conceito e não "germinada" como você disse, que vem de germes...

    ResponderExcluir
  6. Excelente post.

    Das casas geminadas eu entendo ate bem, a convencao de condominio voce mesmo pode fazer, basta ter aprovacao da prefeitura e registrar no cartorio de registro de imoveis.

    Lembro que um cara queria me cobrar uns 3 mil, eu mesmo fiz e nao gastei nada.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, pode fazer um post sobre isso?

      Excluir
    2. Olá CF. Nos próximos posts será mencionado sim, esta chegando na hora de registrar a convenção. Abraço

      Excluir
  7. Já pensou na possibilidade de usar conteiners? Dizem que o custo final fica 30% menor. Já pesquisei a respeito para moradia mas agora penso que para locação poderia ser uma boa não? Ecolocgicamente correto e barato :) Agora até eu me empolguei hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não. Acredito que no clima tropical não é muito indicado para moradia.

      Para obras que é provisório tudo bem.

      Aqui alvenaria é tradicão igual a casas de madeira no EUA. Levará anos para mudar essa concepção.


      Fora que contruo aos poucos, de bloco em bloco.

      Excluir
  8. VDA, li o seu blog inteiro, vc presta um verdadeiro servico e diferente bastante dos blogs de financas, puramente baseados apenas em titulos/papeis/acoes. Estilo mais proximo do Corey, porem com seu estilo proprio e simpatico de se comunicar.

    Surgiu uma oportunidade pra mim de seguir seus passos. Tenho um terreno disponivel num bairro periferico (uns 5km do centro da cidade) no cinturao verde de Sao Paulo (Mogi, Suzano, etc). Andei pesquisando valores de alugueis de casinhas quarto+sala e kitnets proximas, e todas giram em torno de 450 a 700 reais, valores que eu acredito serem rentaveis.

    Porem, existem muitas disponiveis (a maioria em condicoes ruins), e tem outras que estao no centro, por valores medios (500 reais).

    Como vc avalia a concorrencia? Acha saudavel? Como vc poe preco nos alugueis e como vc procura manter todos seus imoveis alugados?

    Um abraco, e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os valores de aluguel estão muito bons. Concorrência sempre haverá. Idependente do tamanho da casa, o ideal é dar um bom acabamento, nada muito fino, mas que a maioria das pessoas morariam sem ter vergonha de mostrar as visitas.

      Não trato os inquilinos como uma fonte de dinheiro. Muitos que foram embora até hoje temos contatos. Já até almocei na caso de alguns, fui para aniversário. Resumindo, trato como gente.

      Excluir
  9. Ola VL
    Interessante seu post, grande vslia pra quem quer estrar nesse ramo, possuo um lote desse planejados, penso em vender ele la para o meio do ano ja a um tempo com ele.
    Já sobre o formato para aluguel, as kitnet são bem preocuradas.
    Forte abraço
    Vou lhe add

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença que tenho em relação a investimento em RV, é que não preciso ficar estudando sobre fundamentos e nem estar preocupado com política.

      Anúncio e alugo no máximo em 2 dias.

      Não gosto de vender, seguro o máximo que posso.

      Excluir
  10. ótimo o seu blog.
    Após abrir minha mente e descobri que estou na corrida dos ratos, estou iniciando minha fuga....
    Pretendo futuramente investir em imóveis pois sempre gostei de construções, e a primeira postagem sua que leio, certamente irei ler várias, este blog com certeza será muito útil para mim. Já anexei o link do seu blog ao meu para sempre poder acompanha-ló. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu chaves. Devo em breve voltar a postar regularmente.

      Os imóveis hoje me permitem ficar só balançando na rede. Nem esquento em olhar indicadores e cenários políticos. Quanto mais em saber que dia é amanhã.

      Excluir
    2. Poste mesmo... Compartilhar suas experiências será muito motivador para pessoas como eu.
      Abraços.

      Excluir
  11. VDA, as suas construções são de alvenaria convencional ou estrutural?

    ResponderExcluir
  12. VDA, parabéns pelo seu blog. Por favor, poderia me dar uma direção? Com a crise perdi o emprego. Vou receber mais ou menos 250k. Sei que hoje está difícil conseguir emprego e pensei em aplicar esse valor em imóveis. O que você sugere? Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, não faça nada, mais nada precipitado. Deixe passar uns dias e comece a estudar todas possibilidades.

      Imóveis dê uma lida nas postagens de quando e como avaliar o investimento. Se ainda persistir fique a vontade para trocarmos idéias. Já pensou no Uber?

      Excluir
  13. VDA, agradeço o conselho. Sim, já pensei no Uber porém já existem várias pessoas insatisfeitas com o retorno. Contando combustível, desgaste do carro, ipva, etc, mais a comissão do Uber, o pessoal diz que no médio prazo não compensa. Além disso parece que todo mundo que tem carro está partindo para o Uber. Abs e novamente parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá ! Tenho acompanhado o seu sucesso com muito entusiasmo . Estou procurando um terreno no Rio em bairros mais simples na zona oeste , mas tenho encontrado muitos terrenos dentro de condomínios irregulares , ou seja , que surgiram de um loteamento irregular , onde a venda se deu através da fração do terreno maior e não do lote . Neste caso não tem como registrar no RGI , mas da pra fazer a escritura pública . Minha dúvida é quanto esta transação para construção de kitnets dentro de um condomínio , que só existe de boca . Geralmente o valor do condominio gira entre 50 a 150 ao mês . Tenho medo de comprar e depois ser impedido de fazer as kits .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certifique-se com atuais condôminos e na prefeitura se possível.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...