domingo, 6 de dezembro de 2015

Aluguel por temporada e uma viagem para descontrair.

Há um mês eu viajei no feriado de finados para uma capital litorânea. Curti muito, viajem parece uma libertação da bolha que nos vivemos, lembrei da série americana  Under the Dome. Só não foi 100% por não ter achado acomodação nesta cidade, todos hoteis pousadas estavam ocupados.


Lembrei do app airbnb onde particulares alugam o quarto ou sua própria casa semelhante ao que é feito pelo Olx. Tentei vários, gastei quase todo meu plano de dados pesquisando e ligando. Minha aflição era maior por estar com minha família e meus filhos serem pequenos. Pois eu sozinho como diz o jargão popular, “Dou meus pulos.”


Resultado, os únicos que achei estavam cobrando R$800,00 por 4 dias e bem longe da praia em um apartamento. Logo eu que amo morar em casa, recusei de imediato. 

Em virtude de ter programado visitar um parente que mora  numa cidadezinha a uns 60km da capital - visita esta que seria ao final da viagem -, liguei para o mesmo e expôs minha situação. O mesmo de imediato pediu para ir para lá, cidade tranquila sem muita movimentação, foi o que fiz, pois tinha um concurso para fazer no outro dia e precisava descansar.


Como já estava na capital, aproveitei o restante do dia  e só resolvi viajar no final da tarde. Chegamos e fomos muito bem recebidos e acolhidos. Tinha mais de 10 anos que não via minha tia e primos. Ao vê-la, lembrei muito de minha mãe já falecida, quanta emoção, lágrimas escorreram aos olhos. Decidi a partir daquele instante, visitar todos parentes mais próximos, sou muito família.


Fiz os cálculos, como sempre, do quanto gastaria de combustível na minhas idas e vindas a capital, chegando a conclusão que sairia mais barato contabilizando todos gastos com hospedagens e alimentação a qual teria.

Aproveitei para rever a cidade da qual costumava viajar na infância em quase todas férias escolares, começou ali uma seção de nostalgia. Algumas cidades do interior parecem que não mudam.

Vi meus filhos correndo na mesma praça que o pai deles frequentava. Só de lembrar, agora, bati um aperto no coração.  São essas pequenas lembranças que trazem bons e vívidos momentos de felicidade.


Para meu deleite no segundo dia, estava tendo missa do vaqueiro, muitos peões montados nos diversos tipos de cavalos. Inclusive tinha um jegue puxando uma carrocinha com equipamento de som em cima e o povo todo atrás, muito criativo por sinal.

Montaram aqueles parquinhos com pula pula , balanço tipo barquinho, tendas de dar tiro para ganhar brinde e outras atrações. Meus filhos brincaram em todas, no entanto meu menino gostou mais de dar tiro de espingarda, que era um pouco pesada para o porte dele. Aproveitei para dar uma dicas de minha anterior profissão, resultado; ganhou vários doces salgados é claro que contou com a ajuda do pai. Se gastei R$40,00 foi muito.


Todos os 03 dias rumei a capital a fim de explorá-la, retornando somente à noite, valeu a pena. No caminho, totalmente litorâneo, conheci outras praias não tão badaladas, todavia melhores que as da cidade grande. A melhor de todas, possui um restaurante na beira mar, onde instalaram uma tenda de palha com mesas, cadeiras e redes. Curti muito, meus filhos amaram. Imaginei de imediato como seria morar naquela região após ter alcançado a IF.


Conversei a respeito com minha companheira, que ainda gosta muito da capital, como poderia um dia morar tão perto da natureza e como meus filhos livres se sentiriam naquele ambiente. Capital torna cidadãos de bem, os verdadeiros prisioneiros.


Após retornar para casa, surgiu uma ideia de investimento, comecei a pesquisar muito sobre o tema e como poderia implementá-lo. Imóveis de temporada, totalmente mobiliados.


Não da para oferecer em todos os locais, destaco algumas condições imprescindíveis;


  • Ser em uma cidade turística
  • Cidades com grande fluxo de negócios e que atrai público externo.
  • Imóvel próximo aos pontos turísticos e/ou grande empreendimentos comerciais.
  • Mobília impecável, não precisa muito luxo.
  • Mobiliar como se fosse para receber granes visitas.
  • Mobiliar para famílias com filho pequeno, colocar um berço se nescessário.
  • Quartos para mochileiros.
  • Grande oferta de transporte público.
  • Garagem, quanto maior melhor.
  • Comércio local forte.
  • Ser um ótimo anfitrião e conhecedor da cidade.
  • Alguns oferecem café da manhã e transporte particular.
  • Pelo OLX o trato é diretamente entre particulares, tem que ter cuidado.
  • Pelo App Airbnb, pe feito em dolar com intermediação deste, sujeito avaliação de ambas partes. Acho mais seguro. Atrai muitos estrangeiros e pátrios.


Destaco as vantagens/desvantagens em relação a um aluguel comum;


  • Se eu alugar uma casa de ¼ ganho em média hoje R$450,00 sem mobília, sem muitas firulas.
  • Na de temporada seria uma diária de R$80,00, onde arcaria inicialmente com a mobília e teria manutenção de limpeza mais constante.
  • Se conseguir alugar pelo menos por 10 dias faturaria R$800,00 para os imóveis que hoje tenho.
  • Na alta temporada e próximo à grandes eventos a taxa de ocupação aumenta juntamente com os valores de locação.
  • Aumentaria meu Network. gosto muito de conhecer novas pessoas.
  • Essencial dominar o inglês e outras línguas ter o básico.

Fiz um pequeno apanhado de ideias, ainda é nova em meu futuro planejamento. Avaliei e encontrei alguns terrenos, muito mais caros por sinal, próximo aos locais indicados.


Outra alternativa para adquirir móveis e eletrodomésticos, seria os leilões trabalhistas, os quais conheço um pouco e já fui arrematante. Encontram-se ótimas ofertas.


Investimento e alugueis presumidos;


  • Terreno de 200m2 em torno de R$170000,00
  • Total de 06 apartamentos de 2/4.
  • Gasto de R$200000,00 com construção mais mobília.
  • Total na pior das hipóteses R$400000,00
  • Cada Ap R$100,00/dia tendo ocupação média 12 dias.
  • Total R$7200,00.


Fiz uma apanhando baseado em minha experiência de construção e nos imóveis da região que conheço. Sendo para cada local pretendido por outros investidores, uma possibilidade diferente.


Tenho um colega que possui um prédio com 4 apartamentos e um vilage próximo à praia. Só aluga por temporada, não me passou números, mas como sei que ele é obcecado por dinheiro, deve está lucrando bem.

19 comentários:

  1. Uma vez tive um pensamento deste sobre comprar um lote e construir na Bahia, não lembro a cidade. Um tio que trabalha pra mim esteve e me deu esta ideia ... Os custos, distância e desconhecimento da região me fizeram refutar da ideia, mas, futuramente penso em algo deste tipo.

    Muito bom viajar e viver um pouco, não dá para somente trabalhar.

    Abraço

    VDC - Viver de Construção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conseguiria construir longe também. Pensei em fazer uma casa de veraneio, mas vi que é muito capital amortizado para pouco retorno.

      Viajar, será meu maior aporte em 2016.

      Excluir
  2. Muito legal sua experiencia!

    Vc já ouviu falar em espaços co-working? É um conceito bem interessante e acho q será uma grande tendencia. Já pensou em investir nisso? Dá até para ampliar esse conceito para locações residenciais.

    Equilibrio Financeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema desconhecido. Já vi escritórios virtuais. Irei pesquisar a respeito.

      Obrigado

      Excluir
  3. Olá, VDA,

    Pensando em uma linha de raciocínio semelhante à sua, pergunto: vc já considerou a ideia de, em vez de construir e alugar imóveis "inteiros" para temporadas, investir numa pousada? Uma simples, que ofereça apenas café da manhã (e alguns confortos básicos como TV e ar-condicionado nos quartos) pode ter manutenção relativamente tranquila e pouco custosa. Pensei nisso porque o valor que você mencionou para a diária de uma casa inteira (entre $80 e $100) equivale mais ou menos à diária que você pode obter com apenas uma suíte simples em pousada (investindo, portanto, bem menos na construção).
    Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei sim. No entanto procuro negócios que dependa principalmente só da minha pessoa para gerenciar.

      Nas casas de temporada, você fecha um contrato simples, faz a vistoria prévia e depois só na entrega. Fica uma caução para limpeza, os locatários limpando devolve.

      Achei mais simples.

      Ano que vem não devo construir, estou iniciando outro tipo de investimento que retornará sem dores de cabeça 8% mês. Na verdade já iniciei a logística.

      Excluir
  4. Em cidades como balneário camboriu os imóveis são bem caros pela qualidade de vida do local. Mas aps de 2 quartos, pequenos, na temporada são facilmente alugados por 300-400 reais a diária com mobilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a lei da oferta e da procura. Temos que ter um olho clínico para ela.

      Excluir
  5. Fala VA!

    A grande vantagem desse seu plano é a total sonegação, se vc anunciar no Airbnb me parece que recebe em dolar o que é melhor ainda, ainda por cima não tem que declarar nada. Show!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto menos burocracia melhor. Impera o princípio da livre iniciativa.

      Eu sou mais estilo camelô; informal e segundo a tendência da preferência dos clientes.

      Excluir
    2. Airbnb é totalmente em dolar e trabalha com avaliação dos usuários.

      Excluir
    3. Lembrei de vc: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/imoveis/tatuape-studio-de-18-m2-exclusivo-para-mulheres-ao-lado-da-rua-tuiuti-e-pq-do-piqueri-141045461?xtmc=studio&xtnp=1&xtcr=2

      Excluir
    4. Está vendo?! Não estou sozinho com essa ideia!

      Excluir
    5. Não mesmo, tem diversos desses aqui em Sampa. Conheci pessoalmente esse que te mandei o link, uma amiga mora lá. É bem simples porém muito caprichado, não tem frescuras mas é bem legal.

      Excluir
    6. É assim que Faço, simples e funcional e principalmente cabe no bolso.

      Mulher não fica sozinha e nenhum homem, que estiver com ela, comerá de graça.

      Excluir
  6. VA..mudando o tema e comparando com seu posto anterior...Um bom blog sobre relacionamentos é este aqui:

    http://doutrinador.net/2013/05/16/quais-qualidades-femininas-os-homens-de-verdade-apreciam/

    Depois leia alguns temas e me diga o que achou..abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela se enquadra em todos adjetivos e possuem muito mais, estou realizado.

      Muitos temas interessantes, igualmente do búfalo. Sempre dou uma lida, principalmente nos relatos. Nada de novo no fronte Soldado;)

      Excluir
  7. Você só constrói ou também compra imóveis prontos para aluguel?
    Caso você compre casas prontas para aluguel, você usar algum método baseado em fluxo de caixa (12 meses de aluguel x 12, por exemplo)?
    Ainda em tempo: Em se tratando de Bahia, dia desses conheci uma família de bahianos que investem em estacionamentos. Um puta negócio! Enquanto eles me contavam os detalhes eu ficava boquiaberto,parece ser um grande lance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei este método, mas como só andava com o caixa baixo devido a construir constantemente, abandonei.

      Estacionamento é filé mesmo. Para quem tem visão futura e um bom capital, é um ótimo investimento.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...