terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pensar fora da caixa - Talvez eu pense fora dela...

A blogosfera me proporcionou explorar vários aspectos da cotidiano aonde alguns já eram conhecidos e outros foram novidades. Um deles é pensar fora da caixa, termo que vi pela primeira vez em um comentário do Corey.  Após isto passei a indagar o que é significa e se realmente eu penso fora da caixa e/ou só mais um na manada.

Pesquisei brevemente no Google e encontrei algumas explicações do termo Think outside the box: “pensar livre das amarras convencionais”; “quem está dentro da garrafa não consegue ler o rótulo” Link "Não falo em substituir uma verdade pela outra e, sim, em conseguir refletir sobre essas questões" Link  

Pensar fora da caixa



Destaco ainda o seguinte texto. - O profissional ganha lucidez sobre a própria vida e suas condições de trabalho não se deixando explorar, ou continuar em um lugar que não está alinhado com aquilo que acredita. Se você tem princípios que não são compartilhados na empresa que trabalha, por exemplo, é melhor ter essa lucidez o quanto antes e montar um plano para sair. Num primeiro momento isso pode ser ruim, mas a busca por um trabalho onde haja coerência é uma busca que no longo prazo compensa.  Você ganha dignidade e tem mais chances de encontrar o propósito no trabalho, algo tão falado hoje em dia.

Se existe alguma chance de a vida ser boa de ser vivida é quando ela resulta de suas livres escolhas — para o bem ou para o mal. Há inúmeras possibilidades. O propósito do trabalho tem de ter a ver com aquilo que temos de melhor, que são nossas competências naturais e aquilo que nos encanta fazer. E disso não podemos abrir mão. Link  
É um termo muito usado na vida profissional, contudo pode ser usado em todas facetas  da vida. E ao fugir do tradicionais noticiários, vindo a ler bastantes blogs, encontrei pessoas que pensam fora da caixa. Ainda é um mundo novo para mim, mas já foi o suficiente para ver que não estou só, muitos têm  o pensamento discordante da maioria ou até mesmo pensem em desmontar a caixa.
Irei destacar alguns aspectos do meu modo de pensar e agir, alguns são até polêmicos aqui na blogosfera.
  • Datas comemorativas: Não tenho apego à aniversários, casamentos, natal, ano novo, carnaval. Acredito que qualquer dia é dia para comemorar algo e é assim que crio os meus filhos. Se tiver de dar um presente dou, independente da data. Eles já entendem.
  • Compras compulsivas: Sou anestesiado quanto a propagandas e promoções. Não sou nem um pouco influenciado. Sou muito objetivo, compro o quê preciso, quando preciso e quando posso.
  • Carro: Sou apaixonado por eles e principalmente por velocidade. Eu era afundado na “matrix”. Atualmente sou muito racional. Carro deve ser mais uma ferramenta de trabalho e/ou de conforto. Equilibrar os 02 aspectos é o x da questão. Comprei um carro fora de linha, todavia, mesmo diferente dos meus colegas com carro zero, busco a relação custo-benefício.
  • Trabalho: Não penso em parar de trabalhar, talvez por não conhecer ainda outras culturas e lugares, ainda me acho dentro da caixa.
  • Serviço público: Acho extremamente essencial. Não com a dimensão que há hoje, muito Estado. Um dos grandes males está na gestão, altamente corrupta e replicante. Tenho minha consciência tranquila de realmente ser um servidor dos que pagam meu salário.
  • Concurso público: Um dos maiores ganhos da Democracia. Sem ele oque já está ruim, seria muitíssimo pior. Vide cargos comissionados e cargos políticos, a qual na grande maioria buscam o próprio interesse e daqueles que os indicaram.
  • Casamento: Casei no papel, hoje não casaria, união estável garante todos direitos. Atrapalhou-me na hora de pegar empréstimos. Se você conseguir encontrar a pessoa “certa”, que não é nada fácil, só terá a somar.
  • Filhos: Abdicação de vida em prol de outras, nunca mais será como antes. Tive na época certa, vivi minha vida de solteiro, gastei muito, namorei muito. Hoje fico feliz só de ver a alegrias deles. Minha maior herança para eles, será o Norte da Vida. Sou o capitão na vida deles e super presente. Ou você os cria ou o mundo se incumbirá disto. Se eu pudesse voltar no tempo, não voltaria só por uma razão; eles. Viriam outros, mas nada garantiria que seriam eles.
  • Mulher: Acredito muito nos ensinamentos da Real, descreve fielmente como são. Muitos colegas casados buscam relacionamentos fora e pagam de gostosão, estão lenhados financeiramente. Antes contratar as primas.
  • Solteiro: Se eu me separasse, nunca mais casaria, já estou em outra fase da vida. Se a pessoa é feliz sendo solteiro, continue, invista em você. Aproveite faça diferente da maioria.
  • Faculdade: Mesmo caindo tanto o seu valor, acredito ser essencial. Agora pesquise bastante qual curso fazer, poucos restaram com perspectivas futuras.
  • Crescer academicamente: Não se aplica mais para mim. Cada caso é um caso. Poderia continuar o curso de Eng. Civil, mas tenho outras prioridades. Na iniciativa privada a exigência está cada vez mais insana para um retorno decepcionante.
  • Tentar concurso público: Incentivarei meus filhos a entrar primeiro no serviço público ante a faculdade. Prefiro estabilidade. Acredito ser uma ferramenta para quebrar as lógica da sociedade. Pobre continuar pobre e Rico mais rico.
  • Empreendedorismo: Está cada vez mais complicado. Ocorrem “assaltos” em todas esferas. Desisti, iria montar uma casa de material de construção, diante do cenário econômico.
  • Empresas e empresários top: O castelo de cartas está caindo para vários. O judiciário tem mostrado que muitos só chegaram no topo em meio a corrupção ativa e passiva. Puro lamaçal. Não vejo saída para o país.
  • Cursos técnicos: A salvação da lavoura, imprescindível para os dias atuais. Meus filhos já os frequentarão antes do antigo 2º grau. Penso em fazer um de mecânica automotiva por hobbie.
  • Profissões de pobre: Diarista, pedreiro, vidraceiro, serralheiro, pintor,mecânico e etc. Muitos doutores ganham muito menos que eles, mas não perdem a pose.
  • Andar de moto: Sou apaixonado e é uma ferramenta libertadora do transporte público e congestionamentos. Perigoso, com certeza, viver já é um risco. Vi ontem a história de um médico ortopedista que se precavia de tudo, nem andava de avião… Resultado, escorregou na piscina e hoje está paraplégico. Ando diariamente seja na chuva ou no sol, sem muita pressa, sei que chegarei antes de qualquer carro.
  • Dificuldades: Encaro-as como desafio e aprendizado. Enfrento-os de corpo e alma.
  • Trabalhar nos feriados: Minha preferência, ganho mais. Já cheguei a trabalhar em 8 reveillon seguidos e em todos carnavais. Deu uma alavancada nas construções.
  • Viajar: Essencial para sair da caixa. Devemos investir mais em experiências do que em posses.
  • Restaurantes: Só vou em dias de semana, bem mais barato e vazio. Não falo dos populares.
  • Shopping: Gosto da praticidade, mas não sou muito fã. Vou durante a semana.
  • Cinema: Frequento semanalmente. Ótima experiência. Só vou em dias promocionais. Fujo de estreias badaladas.
  • Pessoas Negativas: Detesto mi mi mi sem causa. Afasto-me dos lamuriosos.

  • Força do pensamento: Acredito muito em positividade e negatividade. Parte da minha conquistas credito à positividade.

  • Moradia: Prefiro casa, mas futuramente devo morar em um condomínio de apartamentos com vários serviços e que seja muito bem localizado. Às cidades estão cada vez mais inseguras.
  • Transporte: Gosto de andar de bike e a pé, carro só por prazer a qual a cidade grande não  proporciona.
  • Religião. Já fui doutrinado, hoje sigo muito os ensinamentos da bíblia, nem todos, e não de homens.
  • Parente: Prefiro ficar no meu casulo. Minha esposa e filhos me completam e são meu mundo.
  • Altruísmo: Gosto muito de ajudar as pessoas mesmo sem elas saberem, principalmente através da minha profissão. Outra forma é editando os mapas no WAZE.
  • Política: Fui muito bitolado. Existe uma carga negativa muito grande. Acompanho por alto, mas não perco mais meu valioso tempo.
  • Futebol e UFC: Uma verdadeira Matrix. Uma vez deixei até de fazer uma prova para assistir um jogo. Hoje acompanho de longe. Prefiro jogar na praia, ganho bem mais.
  • Tv: Não me faz falta, só tenho em casa devido aos filhos.
  • Roupas e acessórios: Compro de acordo com a ocasião e necessidade. Se ando no meio do proletariado, não serei diferente. Tênis só tenho um, está me servindo muito bem.
  • Vida de famosos e celebridades: Não me interessam, já tive contato com vários; Reis, presidentes, artistas de ocasião. Nunca tirei uma foto ou peguei autógrafo. Prefiro pessoas "reais".
  • Namoro: Muito gostoso, use com moderação.
  • Bebida: Socialmente e preferencialmente em casa. Bem ocasionalmente.
  • Lazer: Essencial, uma verdadeira válvula de escape.
  • Hobbie: Fujo dos que me isolam em um quarto.
  • Amigos e amizade: Sou muito amigo, com isso quebrei muito a cara. Hoje, preservo poucos.
  • Redes sociais: Abandonei a maioria. Fiquei só com o WhatsApp para resolver coisas. Não repasso mensagens, vídeos, imagens. Somente o essencial. Ótima ferramenta.
  • Alugueis: Quase não dou recibo e nem cobro contratos, nunca tive um calote. Preservo uma boa relação com os inquilinos.
  • Visibilidade: Não gosto de ser o centro das atenções. Prefiro ser quase invisível.
  • Minimalismo: Gosto muito do conceito e da sua prática, mudou muito minha visão sobre posses.
  • Viver na cidade: Vivo da melhor maneira possível, mas invejo a vida da roça. Queria uma casinha bem lá no alto e uma moto de trilha.
  • Imóveis: Compro os feios, sem escritura, só no contrato de compra e venda. Até agora tudo bem comandante.
  • Informalidade: Ajo como na época feudal, busco-a de todas maneiras. É a salvação do baixo clero par fugir da realeza.
Existem diversos outros fatores para ver se realmente eu penso fora da caixa, reuni rapidamente alguns.

21 comentários:

  1. Viver de Aluguel!

    Muito bom mesmo. A maioria dos seus pensamento se aplicam na minha vida.

    Feliz Nata Permanente!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu sou o anom que disse que um dia espera ter no mínimo 4 casas de alugueis igual a vc!! rsrs!
    Bom, gostei do texto! Simples e sincero!! Sem floreios e penduricalhos!!! Se conseguir passar estes valores para seus filhos completa o sucesso!! Parabéns, venho acompanhando seu blog, e posso dizer, que no que ele propõem está de parabéns!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Terá muito mais Anon!

    Muito obrigado mesmo. Valores é a maior herança que os pais devem passar para os filhos. Faço minha parte e percebo a diferença de meus filhos em relação a outros.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post. Só discordo do tópico andar de moto, sou bem 'medroso' para moto rs.

    Quando estava na pós também eu saía mais cedo da aula para assistir jogos do meu time na Libertadores ... Olha que perda de tempo ... Hoje só sei os resultados apenas p/ não ficar 'perdido' nas conversas de futebol.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC eu também era, mas após a primeira vez que pilotei apaixonei, foi algo libertador... Hoje não me vejo sem.

      Sou apaixonado por carro e imagino sua ansiedade para comprar uma camionete. Como viajo muito para o interior, este é o modelo que faz sucesso com a galera.

      Excluir
    2. Eu já pilotei moto, quando tinha uns 18 ... É sensacional mesmo. Mas sou muito receoso com a minha integridade física, e aqui na capital que moro é acidente atrás de acidente, mesmo o motociclista andando corretamente esta correndo perigo, infelizmente.

      Vou produzir um post agora (maravilhas de estar de férias), acho que ficará um pouco a frente o sonho da camionete :)

      Excluir
    3. Gosto muito de seus posts e sei que a vontade de comprar uma Hilux paira no seu imaginário. Kkk

      Excluir
  5. rsrs bem interessante o post ... alguns pontos engraçados ..

    ResponderExcluir
  6. Só não concordei com a parte do serviço público , a famosa estabilidade, acho que quem depender do estado vai se fuder e funcionário público vai ser o primeiro da lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordância resulta em aprendizado.

      A estabilidade é essencial em alguns cargos, por exemplo no que estou, o jeito de agir das empresas que visam só o lucro em detrimento dos usuários e eu sou uma pedra no sapato, já teria sido demitido faz tempo.

      A influência política é gigante. Vocês não sabem o quanto existe de tentativa de corrupção.

      Se fosse em outros órgãos, eu trocaria tranqüilo a estabilidade pelo FGTS e demais direitos trabalhistas.

      Excluir
  7. Salve VdA,

    já havia lido várias de suas postagens de forma anônima e sem comentar nada, mas resolvi criar um perfil no Blogger para ficar melhor a identificação com os autores.

    Gostei muito da lista, também me identifiquei muito. Só achei ressalva no tópico "Alugueis". Eu, em sua posição, não correria o risco de não fazer contratos e coisas do tipo não. Quer dizer, ali você diz que nunca tomou calote. Mas realmente prefere esperar acontecer para botar essa camada de burocracia no negócio? Acredito que seus inquilinos também devem preferir ter contrato em mãos, é coisa que eu como inquilino exigo pelo menos.

    De resto, ótimos pontos. Seu blog é muito bom, estou sempre acompanhando. Tenha um bom fim de ano, saúde e paz!

    ResponderExcluir
  8. Criar um perfil ajuda na interação.

    Não sei pq tem dado certo. Como diz Chicó " só sei que sei"

    Alguns pedem contrato, mas a maioria não. Geralmente como fiz até um post, só alugo para mulheres. Tenho uma ótima relação com elas.

    Não se é a energia positiva que atrai pessoas assim. Fico a pensar, será que este é um dos motivos para eu estar fora da caixa, pois quando conto que tenho casas de aluguel, só vejo relatos negativos de inquilinos caloteiros.

    Até minha abordagem com as pessoas é diferente, sentem-se a vontade.

    Acredita que um inquilino com atraso no aluguel me pediu $$$ emprestado e eu emprestei. Pagou tudinho, chego na casa dele e sempre me serve uma bebida e tira gosto, batemos o maior papo. Sei lá viu, vai saber...

    Para todos nós um ótimo 2016. Irei pegar o caminho da roça. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Mestre Viver de Aluguel,
    Acredito que vc já pensa fora da caixa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, e se você chegou até aqui, não está longe também.

      Excluir
    2. Obrigado amigo, e se você chegou até aqui, não está longe também.

      Excluir
  10. "O propósito do trabalho tem de ter a ver com aquilo que temos de melhor, que são nossas competências naturais e aquilo que nos encanta fazer."

    Sábias palavras meu caro.
    Sucesso pra todos nós.
    S&P
    simpleseprospero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O ideal seria todos trabalharem no que gostam, mas...

    ResponderExcluir
  12. Caraca VdA muito Top a sua visão sobre esses aspectos.
    Me incentivou a relatar a minha visão tb sobre cada ponto desses.
    Sucesso sempre e vamos em breve marcar um domingo pra trocarmos idéias em Dia.
    S&P

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...