sábado, 26 de dezembro de 2015

Como não ser multado no trânsito

Um dos piores comprovantes de residência a receber nestes dias é uma NIP ( Notificação de Imposição de Penalidade), popularmente conhecida como multa de trânsito.

Outrora e ainda atual e que causa muito temor nos condutores, é o talão de multas, muitos soam frio quando veem um Agente de trânsito ou policial olhando para placa de seu veículo e em seguida preenchendo o talão.
Nunca algo causou tanto terror aos condutores


Em ano de baixa na economia e consequentemente menor arrecadação dos impostos, surge uma alternativa de recuperar o caixa dos cofre públicos pelos entes federativos.

A portaria 1279/2010 regulamentou o uso de talonário eletrônico e muitas órgãos de trânsito utilizaram. Contudo parece que este não se mostrou muito prático e econômico.

Caiu em desuso

Investindo alto na fiscalização e arrecadação de multas, que já respondem por grande parte no orçamentos da União, Estados e Municípios, a coqueluche do momento, Smartphone, chegou também nesta atribuição. Agentes da CET SP vão utilizar smartphones para aplicar multas


Quando vocês tiverem passando por aquele agente que antes ficava notificando muitos condores e agora fica só fica no celular, aparentemente teclando em redes sociais, ganhando um dinheiro só para ficar se distraindo, não se enganem ele estará notificando.

Foi lançado Apps que funcionam principalmente no sistema Android para notificar condutores. São de fácil uso e operação. Dinamizam muito o trabalho e a transferência de dados que antes demorava até 02 dias e que agora é em tempo real.
Está na palma da mão

Acaba-se com dois dos maiores motivos de invalidação da notificação, o atraso no envio da infração e erro no preenchimento. O processamento e transferência de dados é instantânea. Se um agente notificava 10 carros em um dia e muitas vezes rasurava ao preencher a infração, no Smartphone não tem mais isso. O banco de dados do Denatran e dos demais órgãos de trânsito, então interconectados online.

Outra mudança que irá aumentar e muito o número de notificação das infrações, é o vídeo monitoramento. Através das resoluções 471/13 e 532/13 é possível a aplicação de multas através de câmeras. A PRF já utiliza esta ferramenta desde 2013 e agora os principais municípios já estão montando centros de monitoramento.

Estão de olho.


Irão acabar com a velha carteirada e aumentar e multo o número de notificações, pois se tinha que empregar vários agentes espalhados pela cidade, agora apenas um terá acesso a diversas câmeras em diversos locais.

Visto que já existem centros montados desde a época da copa do mundo, muitos municípios só agregaram as câmeras destes locais.

Portanto tenham bastante cuidado para não cometer infrações. Muitos acham que por não ter nenhum “guarda” poderá estacionar em qualquer loca, dar roubadinhas, andar sem capacete, praticar acrobacias e saírem impune, ledo engano. 

Em época de vacas magras, pagar multas corroerá qualquer lucro de outras aplicações.

9 comentários:

  1. "Como não ser multado no trânsito"

    Achei que viria alguma dica interessante além de claro não tomar multas.

    Só encheu linguiça e perdi meu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Ta aí mais um motivo pra não ter carro...

    Valeu VdA...

    Não se preocupe com aqueles que tentam desmerecer suas casas cara, são show de bola... Vamo pra cima

    Feliz 2016!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas dicas!

    Pobre Desalmado
    http://pobredesalmado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Isto é preocupante, mais multas, mais dinheiro perdido. Tento andar certo, mas tem hora q nao tem jeito, um radar escondido, um guarda escondido, e la se foi mais uma multa. Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...