domingo, 15 de maio de 2016

Cuidados que devo tomar antes de construir - Parte 3 - Capital Inicial

Essa é uma das partes que travam muito investidor que sonha em ter casas de aluguel. Dividimos em 04 grupos de construtores;


  • Os totalmente descapitalizados.
O mais comum de todos, esses pesquisam de todas maneira como começar uma construção. Fazem N simulações de empréstimos bancários, familiares, de amizades, rescisão do trabalhistas. Estão praticamente no mato sem cachorro.

Podem estar em uma situação pior se nem mesmo tiverem um terreno ou estão pagando altas parcelas de financiamentos.
  • Os que tem um pequeno capital de entrada entre 10 a 20k.
É um grupo delicado, pois sabem que não podem dar "tiro" a toa. São poucos cartuchos a disposição. No entanto são os que mais iniciam uma construção, como eu digo, na cara e na coragem. Se for mulher então. A situação complica, por não ter tanto tato com construção e na maioria das vezes ser um ambiente masculino. Correm sérios riscos de serem enroladas se não tiverem alguém que dicas e indicações de compras e mão de obra.
  • Os  capitalizados com mais de 100k a 300k.
Esse é o grupo da dúvida no que fazer, pois este valor foi altamente sacrificante de ser alcançado, no país que vivemos só um grupo seleto e disciplinado que alcança. Dai vem o x da questão; mantêm valor na RV, RF ou arrisco uma construção em um mercado que tem pouca liquidez e no cenário atual chega a ser desanimador.
  • Os capitalizados acima de 300k.
Neste cenário não se tem mais dúvidas se que construir ou não, pois a mágica dos juros já está fazendo sua parte e dificilmente este grupo irá partir para um ativo imobilizado e muitas das vezes sem surpresas. Verá seu saldo diminuir em doses cavalares e possivelmente o emocional ficara abalado.


Atualmente eu me encontro no primeiro grupo, pois quando começo a construir uso todos os recursos disponíveis e meu emocional já esta acostumado a viver uma vida de assalariado sem direito a vários mimos. 

Consegui passar este mês a barreira de 15k após 03 meses de término da obra, e olhe que só terminei de pagar fatura do cartão de crédito a qual foi utilizado para comprar todo material de acabamento. Demorei um pouco pois já no primeiro trimestre quitar despesas como IPTU de 02 casas de alugue, as outras são isentas e uma não lancei é claro. Também quitei um empréstimo consinguinado, o documento do carro e o da moto que só iriam vencer em outubro. 

Tentarei até o final do ano me aproximar do segundo grupo, pelo menos nos 100k e a partir dai avaliar minhas possibilidades de retomar a construção de mais 06 casas para alugar o que dará ao final de 1 ano 2k de aluguel ou ficar deck só observando um anadar da maré.

Construir, como sempre afirmo, não para todo mundo, principalmente dos que sentem uma necessidade de mostrar para o vizinho que está bem financeiramente. Terá uma vida quase de monge tibetano, cortará quase toda gordura de diversão. Traço isso num cenário de pequenos construtores semelhante a mim, a qual não tem ninguém para ajudar e um patrimônio financeiro líquido grande.

Mas olho ao redor na vizinhança e vejo verdadeiros guerreiros que independente do cenário econômico não param de construir e isso me anima muito. E olhe que são pessoas simples, sem grandes empregos, estudos. São como dizem, verdadeiros betas, daqueles que nós vemos na rua e não damos nada.

Muitos constroem em cima da lage de familiares. Tem que ter cuidado, pois se você for agregado, em caso de separação ficará sem nada. Mas para aqueles que não possuem um terreno e os pais cedem a cobertura, vale a pena, nem que futuramente com quando a situação estiver melhor, a pessoa se mude e alugue o imóvel.

Para quem já tem um terreno e está no segundo grupo e são os que no meu dia a dia pedem minha opinião, digo o seguinte: "meta as caras", compre o material, levante as paredes e bata a lage, o resto virá com o tempo. No mínimo já valorizou o terreno. 

Se realmente resolver construir, coloque como única meta, pois ficará travado para fazer outras coisa e se tiver uma companheiro(a) que pensa diferente, é melhor terminar a relação ou está estará fadada a grandes divergências. Nem todos aguentam viver com pouco dinheiro após conquistar um certo capital e nível de renda.

Outra detalhe super importante é sobre pegar empréstimos, tenha muito cuidado principalmente com a taxa de juros. Verifique se o capital disponível somado ao empréstimo dará para concluir as etapas iniciais. Pois além de ficar descapitalizado terá mais um débito por um bom tempo. Não peguem para mais de 02 anos a qual já é um tempo considerável.

O difícil é sair da inércia, depois que o trem anda, o sujeito terá que correr para não deixar a lenha acabar.








15 comentários:

  1. No momento estou com dois terrenos no interior, em um condomínio fechado bastante próspero esperando para construir. Assim que vender o Kitnet (calculo um máximo de 3 meses) parto pra construção, já do segundo grupo, enquanto o resto do meu patrimônio fica rendendo em tesouro e LCI.

    Então vai partir para mais 6 casas... Achei que ia dar um tempo. Boa sorte guerreiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você está no cenário ideal, com terreno em bom local e futuramente com capital próprio. Talvez se um dia voltar já estará cheio de casas de aluguel, a depender irá fazer para alugar por temporada para os gringos.

      Não bati ainda o martelo sobre construção no início de 2017. Só tenho uma preocupação, o pedreiro de minha confiança já está com uma idade avançada e não sei até quando ele irá trabalhar.

      Excluir
  2. Ola VDA,

    Lembro que quando tinha uns 22K surgiu a oportunidade de comprar lote de 20K a 30K num bairro valorizado em cidade proxima a capital, e o medo nao deixou eu fazer o negocio.

    Pode ter sido bom, pode ter sido ruim, ocorre que de la para ca os precos de lotes dispararam, e eu acabei comprando primeiro meu apartamento, apos uma negociacao feita que a vendedora desistiu de um lote que ja viria com um barracao de aluguel e espaco para construir mais uns 4, talvez 5 ou mais se eu fizesse com boa estrutura.

    Quase me tornei um Viver de Aluguel tambem, uma pena que os precos na minha cidade dispararam tanto que o retorno para comprar, construir e alugar ficariam abaixo de 0,5%, e, mesmo considerando a valorizacao futura dos imoveis, nao valeria a pena.

    Ainda tem os sem escritura, mas eu particularmente prefiro nao arriscar, mas estes seriam os unicos capazes de gerar renda proxima a 1% do capital investido.

    No meu caso na construcao, eu estou parado, e pretendo um descanso maior.

    Quando vender as duas casas, ai comecarei a pensar ...

    Comprar para alugar pode ser uma opcao futura pra mim, pois, apesar de estat gostando muito dos FIIs, ainda mantenho o pe no chao e o medo de perder tudo, entao sempre terei metade ou mais do meu patrimonio em imoveis fisicos, gerenciados por mim.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é feita de oportunidades e estas são como um trem. De qualquer forma vc fez bem por adquirir seu Ap.

      Como falei, ainda tenho 07 meses para pensar no que fazer quando atingir 100k. Até meu carro que eu planejava trocar no início do ano vou dar uma revitalização para ficar mais tempo.

      Excluir
  3. VDC...

    É meu caro .. tem que ter o perfil bem agressivo mesmo pra começar a construir com 20k ... hoje é dificil até achar terrenos nesse valor ...mesmo em cidades menores ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20k só para quem já tem um terreno ou uma lage. A agressividade vai de acordo a necessidade. Tiveram colega que para saírem do aluguel, só levantaram as paredes, bateram a lage,colocaram portas e janelas e passaram para dentro.

      Excluir
    2. VDA,

      Ah sim ..entendi ... bem que achei a conta "meio" apertada rssrsr ... eu queria ter essa coragem .. mas confesso que me falta .. tb nao tenho o terreno .. então .. mas .quem sabe um dia ..

      Excluir
    3. 20K seria pra comprar o lote e ir juntando os montantes para cada fase: Alicerce, alvenaria, laje, reboco, acabamento ... E ai vai.

      Abraco

      Excluir
    4. VDC se já tiver o lote, dá para fazer a alvenaria suspender as paredes e banter uma lage, desde que seja um pequeno imóvel.

      Excluir
  4. Rapaz.... eu to com um apê que peguei agora, estou pagando fazem 4 anos... eu iria morar nele, mas como não voltei para minha cidade ainda, espero alugá-lo..

    Se eu conseguir 1.500 de aluguel será muito... o mercado por aqui está super saturado =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alugueis altos são mais complicados para encontrar inquilinos e segurá-los. Se você tivesse 03 casas de 500 seria muito melhor, foi oq fiz, diversificar.

      Excluir
  5. VDA, muito bom mesmo ver novamente você postar com mais assiduidade. Sucessos.
    Quanto a casas geminadas o que vc acha? Acho que vou investir em um terreno de 30M de frente e 15 de fundo para construir 10 sobrado de 1 quarto, o que você acha?

    Um grande abraço, sucessos e não pare de postar seus conhecimentos, pois é difícil encontrar blog do nosso perfil de construir só para alugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem tudo para ter sucesso. Invista em um bom projeto que contemple área comum, ventilação e luminosidade. Não esquente com vagas de estacionamento. Melhor um parquinho infantil, lembre das msol.

      Excluir
  6. Interessante sua analise e vejo que me enquadro no -1 kkkk, sempre gostei de construções é algo que me dá prazer e esta no sangue, espero um dia poder ao menos comprar um lote para construir algo e tirar uma grana curta. Só de pensar que se eu não tivesse feito uma burrada lá atrás, hoje já poderia poupar para construir ao invés de poupar para comprar um lote. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti sua falta e sinto muito não poder lhe dr um apoio. Você e vitinho são verdadeiros guerreiros. Não se lamente pelo que passou, veja o aprendizado e não faça mais besteira.

      Moradia já tens, só concentre em quitá-la.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...