sábado, 28 de maio de 2016

Estupro Coletivo, Machismo e Escola Base.

Neste últimos dias um dos assuntos mais comentados, discutidos e mobilizado as autoridades de todas instâncias; é o caso da adolescente ,que, pelos relatos da internet e pelo seu depoimento a polícia, foi dopada e estuprada por mais de 30 homens e não contentes ainda publicaram em rede social imagens desta nua expondo suas partes íntimas.


Fiquei espantado com o número de casos denunciados a polícia de estupro. Uma média de uma mulher violentada a cada 11 minutos, é inaceitável que ainda neste século ainda continue a perpetrar este crime a qual é tratado como hediondo. Pois a vítima morre em vida. Imagino o quanto de casos não são relatados por medo da vítima, aonde muitas vezes há parentes envolvidos e/ou os agressores são do mundo do crime o que aterroriza de morte proceder a denúncia.


A imprensa internacional está dando grande destaque aos fatos e na entrevista coletiva com o Secretário de Segurança do RJ e o ministro da Justiça, foi questionado o porquê dos agressores identificados pela internet ainda não tiveram a ordem de prisão emitida.


Com uma resposta simples o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, diz que "falta detalhe jurídico" para pedir prisão de suspeitos de envolvimento no caso. Resumindo, eles não trabalham com achismos de internet e opiniões com o ditos especialistas que pipocam nestas horas.


Isso causou estranheza no correspondente Americano e também na imprensa local desencadeando inúmeros debates na internet e diversas matérias jornalísticas notadamente tendenciosas, levando a crer que a polícia está fazendo pouco caso do ocorrido.


Interessante que boa parte da imprensa e sociedade “clama” por uma polícia eficiente, técnica, que não deixe crimes sem a devida apuração e principalmente que não prenda inocentes. No entanto, neste caso há uma grande contradição, pois o Delegado aguarda os laudos da perícia técnica, que é o órgão oficial para atestar os laudos, para então solicitar a prisão dos reais envolvidos e se também houve realmente o estupro conforme relatado e com tal dimensão de atrocidade.


Acredito que tanto o Secretário quanto o Ministro, foram fracos nas respostas, pois já era sabido que este seria o principal questionamento. Poderiam ter respondido que “pior que um criminoso a solta, é um inocente ser preso acusado de um crime que não cometeu”. Lembrando as famigeradas inquisições , na era obscura da humanidade, que levaram vários inocente para forca e fogueiras em praça pública para deleite da sociedade contemporânea da época.


A simples acusação de uma pessoa em um caso de grande repercussão como este, mesmo esta provando sua inocência, o desastre em sua vida e dos familiares está consumado perpetuamente. Jamais sua vida será como antes e o mesmo. Se é que ainda haverá "vida".


Lembro do caso escola base:


Escola Base foi uma escola particular do município brasileiro de São Paulo fechada em 1994. Seus proprietários, o casal Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, a professora Paula Milhim Alvarenga e o seu esposo e motorista Maurício Monteiro de Alvarenga foram injustamente acusados pela imprensa [nota 1] por abuso sexual contra alguns alunos de quatro anos.[3]
O chamado Caso Escola Base envolve o conjunto de acontecimentos ligados a essa acusação, tais como a cobertura parcial por parte da imprensa e as atitudes precipitadas e muito questionadas por parte do delegado de polícia, Edélcio Lemos, responsável pelo caso, que supostamente teria agido pressionado pela mídia televisionada e pelasmanchetes de jornais.[4] O caso foi arquivado pelo promotor Sérgio Peixoto Camargo por falta de provas.
Em 1995, Icusiro, Maria, Paula e Maurício moveram uma ação por danos morais contra a Fazenda Pública do Estado. Eles ganharam as duas primeiras instâncias. O processo está em Brasília, aguardando a sentença final.



Você viveria sossegada depois dessas acusações?

Outro assunto abordado por diversos movimentos feministas é a cultura do estupro, o machismo por trás dos casos. Sera mesmo que há estes aspectos?


Não lembro em toda minha época de vida um incentivo dos que convivia para que se cometa estupros, e já convivi em locais extremamente pobres, e ao contrário o que mais via e vejo é o extremo repúdio a este famigerado crime. Sendo os "flagranteados" pela população vindo a morte por linchamento.


Até mesmo no lado negro da lei, nos presídios, não há perdão para estupradores e pedófilos, estes devem e ficam em celas isoladas/separadas, pois houve e há diversos relatos de abusos sexuais e assassinatos dos estupradores principalmente quando a vítima é menor ou incapaz.

A definição de machismo é qualidade, ação ou modos de macho ('ser humano', 'valentão'); macheza. Exagerado senso de orgulho masculino; virilidade agressiva; macheza.


Machismo no caso de estupro? Até agora procuro uma lógica no mínimo aceitável para essa conclusão. Pois se assim for, o cara machista automaticamente é na sua essência um estuprador. Uma fera procurando a todo momento uma fêmea para devorar. Um animal irracional desprovido de qualquer senso de humanidade, nem mesmo para com os familiares.


Abomino os extremos, aprecio muito o equilíbrio e principalmente a ponderação sensata antes de tomar atitudes, principalmente quando estas devam ser por agentes de órgãos oficiais.


Os acusados podem vir a responder por associação para o crime, estupro de vulnerável, cárcere privado, gravação e exposição indevida em rede sociais. Espero que as autoridades decifrem este quebra cabeça e encaminhem para a justiça os verdadeiros culpados.

Adivinhe que é o a vítima do sistema para os Direitos Humanos?




O que mais entristece,  depois dos fatos elucidados, é a proteção do criminosos pelas ditas organizações de direitos humanos,como no caso do menor inocente champinha. Muitas das quais custeadas por nós. Donde muitas das vezes defendem e orientam como estes criminosos devem se portar perante ao delegado e demais autoridades, a fim de posarem de arrependidos e vítimas do sistema capitalista opressor. E a família vitimada fica a carecer de todo amparo legal e financeiro na maioria dos casos.

8 comentários:

  1. Não teve estupro nenhum. A própria menina viva com traficantes, tinha fotos com armas de fogo, tem twittes falando de drogas, de dar pra vagabundo. Áudios mostram que ela queria dar pra 5, depois decidiu dar pra mais de 50, nas palavras dela.

    ResponderExcluir
  2. VDA,

    É um problema bem mais complexo que essa palhaçada de "cultura do estupro". E isso não irá mudar tão cedo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a uma Cultura da Impunidade. Pelo menos a sensação.

      Excluir
  3. AS feministas falam muita besteira. Essa conversa de cultura de estupro é mais uma delas.

    Existem maníacos tarados que devem ser presos. Mas estes são minoria entre os homens. Assim como existem lésbicas estupradoras, mas que não são atacadas pelas feministas.

    ResponderExcluir
  4. Acho que você não entendeu direito o que seja a tal "cultura do estupro".
    Não é que os estupradores sejam aplaudidos.
    É que se incentiva os homens a ter um pensamento e ação "predador" em relação às mulheres, no sentido de desrespeitar sua liberdade sexual.
    Vide carnaval de rua, onde ocorre milhares de beijos "roubados", "passadas de mão", encoxadas e similares, sendo esses atos considerados "Normais" ou "aceitáveis" por boa parte da população, sob o "raciocínio" absurdo de que: "se a mulher está nesse tipo de festa, é porque quer/ está procurando isso mesmo, e não pode reclamar".
    Mesmo que ela só quisesse sexo na festa, é direito dela escolher o que fazer, quando fazer, de que forma fazer e, em especial, com quem quer fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em toda minha vida, não presenciei tal incentivo. Nunca vi amigos serem incentivados a "roubarem" beijos no carnaval.

      Agora afirmo que a vítima não pode se expor a determinadas situações, e mesmo nestas nada da direito ao criminoso praticar ao ato. No entanto, principalmente devido a minha profissão, evito muitas situações de riscos.

      Se pensar bem, vivemos o tempo todo tentando diminuir os riscos de algo dar errado, por isso fazemos diversos seguros e afins.

      Por exemplo, vivemos em um país que não podemos ostentar, para os que gostam, nossas conquistas abertamente, pois a qualquer momento os verdadeiros"donos" vêm tomar o que é deles.

      Voltando ao assunto do considerar normal e aceitável. Se você anda tarde da noite em uma comunidade a qual você não é conhecido, ostentando celular, tênis de marca e afins. Corre-se sérios riscos de sofrer um assalto e independente de ser homem ou mulher você será indagado pela sua atitude e até inocência.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...