quinta-feira, 27 de julho de 2017

Casa também envelhece!

Nem tudo são flores no reino dos alugueis, principalmente nesta época de incerteza econômica. Dentre outros espinhos destaco um que é permanente: manutenção predial.

Ter muitas casinhas de aluguel é algo realmente bom, mas têm suas pedrinhas no caminho. Uma vez ouvi de um amigo Engenheiro Civil -"Casa nunca termina". É a mais pura e simples verdade.

Nestes mais de 10 anos de labuta em locação tive que fazer e aprender vários tipos de manutenções nas casinhas. Ontem mesmo estava limpando os reservatórios, que são vários, trocando boias, prendendo as tampas, pois o vento levou 02, felizmente consegui recuperá-las. Desobstruindo canos de água pluvial.

Vale a pena investir em um projeto

É amigos, não espere que o inquilino vá resolver alguma coisa. Salvo raras exceções, eles lhes encaram como o zelador. Não querem trocar nada, desde lâmpadas, chuveiros, torneiras e até a escada de uso comum. Querem que vc providencie a limpeza.

Quando se constrói uma casa tem que pensar muito na sua manutenção. Planejar, escolher bons materiais, não economizar na hidráulica, elétrica, janelas, área de serviço, reservatórios e principalmente rede de esgoto.

Rede de esgoto: Tai uma coisa que muitos não dão o devido valor. Esquecem que os novos moradores não vão se preocupar com a gordura, cabelos, borras de café e tantas outras coisas.

Isso pode acontecer dentro e casa.

Tive recentemente um grande gasto para desentupir a rede de esgoto de uma casa que adquiri. Casa antiga tem várias "doenças" principalmente por causa da técnica de construção à época. 

Após a última troca e uma minuciosa inspeção, verifiquei que terei um grande gasto com a troca de quase toda tubulação de esgoto, caixas de passagem e cerâmica que inevitavelmente terá que ser resposta após o quebra quebra que se aproxima.

E imagine a cena de você ter que encarar os restos de outras pessoas ao abrir as caixas de esgoto. Mas não tem jeito, temos que encarar os espinhos, mesmo que super fedorentos.

Hoje, dificilmente compro uma casa usada, a não ser que seja para por no chão e começar do zero. Como sempre falei; É melhor comprar um terreno. Fujam de casa de 02 pavimentos. 

Voltando ao assunto manutenção: Se não querem a toda hora terceirizar os serviços, aprendam a fazer pequenos reparos. Tenho facilidade de aprendizado, por isso muitas coisas eu mesmo faço.

Off: Todas as minhas casas estão alugadas e com baixa vacância.





14 comentários:

  1. Muito bom ver que você voltou a postar, comecei a guardar dinheiro na poupança com 15 anos, quando ainda era aprendiz, hoje estou com 21 anos, por ser de família simples e sempre ajudar meu pai nas construções da nossa casa, eu peguei gosto por esse ramo,e foi o motivo para eu começar a guardar dinheiro, a ideia seria comprar terrenos ou casas para reformar e posteriormente alugar/vender.
    Nesses 6 anos acumulando capital para começar os meus investimentos imobiliários, acabei conhecendo outras formas de investir, hoje invisto em ações/fiis/RF, depois de aprender muito sobre isso só reafirmei meu desejo de começar a investir em imoveis, vejo muita gente criticando, dizendo que o rendimento é baixo, descordo plenamente, acredito que uma casa construída/comprada, com o objetivo de alugar pode ter um rendimento maior do que de muitos fiis por exemplo.
    Só que esse tipo de investimento, exige que você tenha algum conhecimento de manutenção, para não ficar a mercê de pedreiros e profissionais de má índole, no meu caso eu já trabalho nessa parte "operacional" sou mecânico de manutenção, e não seria um sacrifício eu lidar com esse tipo de investimento.
    Gosto muito da sua forma de investir, espero que nao pare de postar, sem duvidas esse blog vai ser uma rica fonte de pesquisas, abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon vc tem tudo para ir longe neste ramo. Imóvel sempre foi um ótimo investimento. Mas antes de tudo, como qualquer investimento, deve-se conhecer o básico.

      Pegarás o jeito rápido de cuidar, pois está sua veia manutenção. Muitas vezes nem precisa meter a mão na massa, todavia é essencial conhecer o que deve ser feito e como executar o reparo para não cair na mão de espertalhões.

      Excluir
  2. Fala VdA!!! É verdade cara, imóvel sempre precisa de reparos. Se não der manutenção alguns pequenos probleminhas podem se transformar em grandes dores de cabeça. Além do desgaste, com o tempo novas técnicas de construção fazem o imóvel se tornar obsoleto e cada vez menos atrativo para venda ou aluguel. Enfim, o mercado imobiliário é mais complicado e trabalhoso do que parece. Não é uma renda tão passiva assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que vc pega o jeito fica mais passiva do quê vários negócios. Eu mesmo, fora esses problemas que são pontos fora da curva no geral, só faço aportar os alugueis.

      Excluir
  3. Grande VdA! Fico feliz com o seu retorno, espero que faça mais posts com mais frequência, você faz falta na blogsfera. Seus posts são excelentes, já li seu blog inteiro.

    Tenho 25 anos, atualmente estou construindo um pequeno prédio com 10 casinhas populares de 45 m2 (2 dorm) no interior de SP, estou tendo problemas com os fiscais da prefeitura, pois como você já sabe a informalidade é uma benção, portanto não tenho alvará. Você já teve problemas desse tipo?

    A média de aluguel dessas casas é de R$ 600.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estás no caminho certo. A média da locação está ótima e se for na informalidade então! Não tive problema, principalmente por fazer casas em bairros periféricos e quando começa no espaço máximo de 0 ano finalizo tudo.

      Excluir
  4. É verdade uma casa numa termina, sempre precisa de manutenção, é preciso planejar essa despesa para estarmos prevenidos.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece gente, sempre tem uma coisinha para ir mantendo se não...

      Excluir
  5. Uai rapaz, andou sumido desde as olimpiadas... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vedade. Dei uma descansada. Uo seu site ficou maravilhoso com ótimos artigos.

      Excluir
  6. Grande VdA!

    Espero que volte pra valer, todos temos nossas férias do blog mas voltar é preciso, rsrs!

    Um dos motivos pelo quais postergo a decisão de ter mais imóveis, principalmente dentro do seu formato, é justamente isso, de ter que trabalhar ativamente na manutenção, ou seja, não é uma renda totalmente passiva e exige presença física o que pode não ser viável no meu futuro.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tai um cara que nunca esqueço e em algumas rodas de conversa sempre cito seu blog.

      Verdade, exige manutenção periódica. Mas para quem quer começar por baixo, tem que ser com casinhas e depois que adquirir o certo patrimônio pode começar a diversificar, pois ai terá bala para ir mais longe.

      Excluir
  7. Eu que o diga...rs ...semana retrasa os tres banheiros do AP que alugo deram problema (valvula e entupimento) ...dor de cabeça com inquilino enchendo a paciencia, gasto de 600 josleys...agora é ver ate quando aguenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gastou bastante heim! Não tem jeito, não existe assistência médica para imóvel, então tudo é uma surpresa.

      Excluir

Obrigado pelo comentário, logo logo estará disponível. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...