sábado, 7 de novembro de 2015

Término de Obra – Tentando resistir a um empréstimo


O mês de Novembro está sendo o mais desafiador para mim. Estou fazendo uma verdadeira Engenharia Financeira. A notícia boa é que a obra está a poucos dias de ser finalizada, assim espero.

Terminei a parte elétrica, ficando pendente só a instalação dos Paflon e disjuntores no quadro interno, coisa de um dia para resolver. Ser formado em um curso técnico, no meu caso eletrotécnico, faz muita diferença principalmente financeira e também torna útil para o dia a dia. Sempre tento consertar, trocar peças e muitas vezes consigo, com ajuda do Youtube e Google. Sou muito curioso, inquieto e sinto o maior em prazer resolver as coisas.


Vamos à parte que está me tirando à tranquilidade. Como venho expondo em outros posts, sou um pequeno investidor, não tenho ninguém para me socorrer, sou só eu e minha esposa fazendo verdadeiros malabarismos.


Sou muito avesso a usar cartão de crédito e empréstimos, sei que ao não ter controle, o mesmo vira uma bola de neve atropelando o sonho da IF, a qual para mim 8k já está de bom tamanho.

O salário do mês já foi dilacerado junto com alguns alugueis, tenho outros para receber e são esses que estão segurando o Reggae das contas de casa. Não tenho mais de onde tirar dinheiro. Como tenho que pagar a escada de ferro, as grades da varanda e o blindex das portas e janelas, estou pensando em fazer um empréstimo de 3,5k.

Quanto mais rápido as casas estarem prontas para alugar, melhor. Tempo é dinheiro, calculo estar perdendo R$33,33/dia com as mesmas vazias. Salientando que uma já está alugada, mas só posso cobrar o aluguel a partir da sua entrega.

Visitei dois bancos que tenho conta. O BB já está cobrando 7%/mês no CDC, absurdo, em outros tempos para compra de uma casa peguei a 1,9%. Corri de lá. Fui ao Bradesco e me ofereceram no consignado a 1,7%/mês, fiquei muito tentado, mas sai de lá rapidinho a fim de sumir da minha mente a vontade.

Pensei mais um pouco e lancei minha última cartada, retornei ao BB, aproveitei e pedi para diminuir o pacote da tarifa mensal e aumentar meu limite do especial para 3k. Odeio usar o cheque especial, atualmente os juros estão chegando a marte antes da NASA. Vou lançar a seguinte estratégia; Empurrar os débitos que não entram multa e juros para mais perto do dia 21, pois como tenho 10 dias para cobrir o Especial e meu salário entra até dia 30, cubro-o e não pago juros.

Mês que vem estou de férias e junto com o 13º espero que dê certo. Devo negociar com os fornecedores da grade e do Blindex para dar uma entrada e o restante postergar para o dia 5, quando entram quatro alugueis.

Torço para dar certo, pensamento positivo. Tive que adiar dois empreendimentos financeiros, sendo um para Dezembro e outro para Janeiro. Após conclusão da obra entrarei com tudo nesses.

Continuo aconselhando a investir em casinhas de aluguel, estão me salvando muito, mesmo que o investidor tenha pouco capital, foi assim que iniciei. Não é fácil construir como formiguinha, mais com muito esforço e abdicação conseguirá concluir às primeiras casinhas.





12 comentários:

  1. Muito bom Anon

    Siga firme nos teus objetivos pois quando você menos esperar já terá alcançado sua IF.

    Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mestre. Torço muito por ti também, pessoa guerreira que enfrentou e enfrenta vários obstáculos.

      Excluir
  2. Boa sorte.
    Queria eu ter seu curso de eletrotécnica, me ajudaria até no exterior a arrumar trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom o curso. Se eu pudesse voltar no tempo, já estaria no EUA. Hoje com família é complicado. Pensei em atingir uma IF e tentar ir com todo muito, pediria licensa sem vencimentos por 03 anos do serviço público.

      Outro curso que gostaria de fazer seria mecânica automotiva, abriria uma oficina voltada para o público feminino, onde a mesma teria um salão de beleza e venderia confecções. Esse público é fiel.

      Excluir
  3. Parece que eu, você e o CF postaram simultaneamente! Usando sábado a tarde para por o blog em ordem rsrs.

    Olha, eu analisaria em quantos aluguéis (meses) você cobriria os juros a serem pagos ao banco.

    Lembre que não são taxa X ao mês, eles jogam juros compostos, me ferrei no único empréstimo que fiz, eu nem estava dormindo direito e fechei ele com menos de 1 mês, na verdade nem paguei a primeira prestação, pois a cada dia subida R$ 120,00 R$ 150,00 no que eu devia ... Financiei na época uns 35K eu acho não lembro bem.

    Talvez seja a hora de dar uma segurada, pare 1 mês, descanse, e ganhe fôlego ... Ou ...

    Se você tem um contato, conhecido, de confiança, explique a situação e financie com algum conhecido mesmo ... Você fala o seguinte: Olha, vou pegar X reais com o banco e vou pagar X por cento. Você quer ganhar juros X por este empréstimo?

    Neste caso não incide as taxas, seguros e o bla bla bla do banco, por exemplo.

    Abraço

    VDC - viverdeconstrucao.blogspost.com

    ResponderExcluir
  4. Postamos mesmo. Rsss

    Obra consume muito e os alugueis já estão todos relocados na mesma.

    Na verdade tenho 2 empréstimos, um com taxa de 4% ao ano onde devo apenas 2 parcelas; e outro com taxa de 1,8% ao mês, faltam 10 parcelas.

    Minha meta é não pega mais nenhum e quitar o último, está complicado!!! Falta no total 5k para quitar tudo. Pouco em relação ao meu patrimônio, mais uma eternidade para que está quase no vermelho.

    Não tenho ninguém para me ajudar, todos a minha volta, como diz o Pobreta, estão afundados na Matrix. Eu sou quase um ET para eles.

    Sei dos juros compostos, só não quis alongar na explanação. Após estudar Matemática Financeira aqui na UniFederal, esta abriu minha mente para a regra de ouro da multiplicação. Falando nisso, mesmo não sendo da área fiquei com nota melhor que os alunos de Economia e Estatística.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez cursei esta matéria em um MBA, e surpreendentemente obtive o mesmo resultado que voc~e, apesar de ser de outra área. Estudei dia e noite e massacrei. Mais um exemplo da matrix que nos rodeia. Simplesmente somos condicionados a nos sentirmos confortáveis, acreditar que já sabemos porque conseguimos passar na média.
      O pior é que os juros vão subir, e muito em breve quando os USA aumentarem sua taxa. Senão a grana toda foge pra lá.

      Excluir
    2. Isso mesmo CF, quando queremos superamos. Esse ano comecei a estudar para concursos, mudei a estratégia e já percebi a evolução. Se a adotasse durante a faculdade, passaria com os pés nas costas.

      Excluir
  5. Olha, nao sei se aplica você, mas nestas situações quando eu estava levantando capital eu fazia o seguinte: Vendia meu carro (recebia a vista), e financiava outro veiculo, com o maximo de prestações possiveis ... E quando me restabelecia quitava o carro e pagava juros somente do tempo q usei o dinheiro.

    Pra mim sempre funcionou, se tiver carro, pode ser uma boa.

    Outra opçao: E se vc provesse um desconto aos seus inquilinos, de, se o cara pagar adiantado vc desconta.

    Se eu pagasse 500 por mes pra vc, e vc falasse: algo como: Se vc me passar 6 meses adiantado, te dou um mês.

    É dificil este tipo de publico ter este valor adicional, mas, pode ser uma tentativa tambem

    ResponderExcluir
  6. Pensei também, mas o valor que preciso, 3,5k, não vale a pena vender o carro. Se fosse para comprar uma casa ou um terreno, valeria.

    Boa ideia, vou perguntar aos inquilinos. Já dou um desconto ou brinde da net para quem paga em dias. Quem sabe da certo ; )

    Faltam 13 dias para o dia 21. Chegando até lá me livro de outro empréstimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, já conhece o BIVA? Pode tentar pegar empréstimo ali, com juros de 1,5% a.m.

      Excluir
  7. Obrigado pela dica. Parece que só emprestam para empresas.

    É uma alternativa para pessoas que pretendem emprestar com uma certa segurança. Espero estar desse lado no ano que vem.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...