sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Aluga-se

Casa 2/4 tipo apartamento, cozinha americana, ambiente familiar, fácil acesso ao ponto de ônibus, arejada, ventilada e o carro para na porta.






Esse é o verbo que mais uso no dia a dia das casinhas. Relatei em um de meus posts que uma das casas, onde estava morando um casal de travesti, iria vagar. Veria em quanto tempo conseguiria alugar esta para ter uma ideia da liquidez. Sendo que dessa vez iria aplicar um aumento de 10% para compensar a inflação.

Nesta mesma semana eu tinha feito um anuncio da casa de 1/4 de minha cunhada no valor de R$450,00, alugou no outro dia. E olhe que o bairro não é melhor do que o meu.



No dia marcado para entrega das chaves, os atuais moradores me pediram mais uma semana, feito mediante pagamento dos dias a mais. Mas não cumpriram o trato de depositar logo, viajaram em seguida e ficaram postando selfs no Facebook, quem me mostrou foi a inquilina que fez amizades com eles ou elas sei lá.


Há muito tempo eu não sentia tanta raiva. Se uma pessoa quiser me tirar do sério, basta tentar me fazer de besta na hora de pagar. Entrei em contato com os mesmos e avisei que se não esvaziassem a casa até a data combinada, eu ia jogar tudo na rua. Voltaram logo da viajem e prometeram me pagar o valor depois, pois a tia estava no hospital e ficaram sem dinheiro. Eu disse; - Sim, onde eu entro nessa história? Não tenho nada a ver com sua tia, nem com ninguém de sua família. Senão pagar meu dinheiro logo, não levam nada!!!


Na mesma hora deram uns telefonemas, trouxeram o dinheiro e esvaziaram a casa. Sou baixinho, magro, não sei lutar P*** nenhuma, mas não levo desaforo mesmo. Ainda mais quando querem me tirar como otário. Essa foi a única vez, com o aluguel das, que passei tanto nervosismo.


Hoje mais do que nunca só alugo para Mulheres. Estas sim, não procuram problema. Pagam certinho, são mais educadas e não tiram onda de espertas, pelo menos para cima de mim. Veja o post Só alugo para mulheres.


Contei a parte ruim, entretanto como sempre vejo o lado positivo das coisas, serviu este episódio para ser mais seletivo e exigente nos próximos alugueis. Eu sou o único gestor, depende de mim para tratar com todos e gerenciar os desentendimentos. Procuro sempre preservar o ambiente familiar e quando alugo sou bem claro com todas situações, principalmente sobre a data do pagamento. Poderia passar para uma corretora, no entanto iria corroer meu lucro e algumas fazem mil e uma exigências para os futuros inquilinos.


Vamos a parte boa. Antes deles terem me avisado que iriam ficar mais uma semana, eu já tinha feito o anúncio na mesma tarde que iam sair. O anuncio foi publicado às 15 horas e logo em seguida começaram as ligações e mensagens. Como soube à noite da permanência destes, retirei o anuncio, pois toda hora ficavam os proponentes, pedindo para visitar a casa.


No dia seguinte uma mulher de Goiás me pediu pelo amor de Deus para alugar, já foi logo passando os dados e solicitando minha conta para depósito. Informei da espera que ela teria, mas a mesma insistiu muito e com pena, permiti o depósito na conta.


Resumindo, não ficou um dia vazia, sendo que a inquilina ainda chegará de mudança. Outras pessoas, seguindo indicação dos vizinhos, apareceram perguntando sobre a casa que iria esvaziar.

Pelo menos, neste negócio, fora alguns dissabores, não estou tendo vacância. E analisando a boa liquidez, poderei num futuro breve, repassar a inflação por vezes maquiada pelo governo.



Andamento da Obra


Está um pouco devagar, mas acredito que em mais 20 dias estará pronta. Para piorar apareceu um vazamento no banheiro que já estava todo terminado. Já quebrei parte do piso e nada. Isolei uma parte do encanamento e amanhá observarei se continua. Esta foi a primeira vez que deu algo errado. Aff!


Empréstimo e pensamento Positivo



Eu tinha relatado que precisava urgentemente de um empréstimo de 3k e mesmo assim estava relutante em fazer. Cheguei a ir em 2 bancos para buscar as menores taxas e não via outra alternativa. Mais resisti e quando menos esperava, aparece na minha conta 3,7k. Pensei, será que anteciparam o pagamento do salário? Liguei para um colega e o mesmo negou. Logo em seguida um “cliente” que empresto dinheiro, ligou avisando do depósito que fez, quitando o débito.
Ó Senhor, muito obrigado!


Há muito eu tinha ficado tão feliz de ver dinheiro na minha conta, mesmo já tendo um certo patrimônio. Dai, liguei para o rapaz da grade e do Blindex e encomendei logo o material aos mesmos. Vamo que vamo aos 6k de renda antes de findar o ano.

Pensamento positivo sempre galera!

24 comentários:

  1. meus pais tem uma casa na merda de uma imobiliaria de uma cidade do interior famosa por só ter gente "mala" mas que conselho daria para eles? tirar imobiliaria e correr o risco de ficar a merce de vagabundos e se estressar a toa (a mulher deu a luz agora e so pra ter ideia deu cheque de 3 meses pra fevereiro)? da um help VDA, isso me estressa pq meus pais são analfas financeiros!

    ResponderExcluir
  2. Complicado... Já que está dando tanta dor de cabeça, passe para frente. Pressione a imobiliária até essa inquilina sair e depois anuncie a venda.

    Seus pais vão resistir, mas insista. Depois pode comprar outra ou investir em LCI ou FII e repassar o rendimento para eles.

    Se minhas casas começarem a dar dor de cabeça, passo para frente. Apego só a minha família.

    ResponderExcluir
  3. VdA

    Parabéns cara, você está num bom ramo e chegar a 6k de renda passiva, é um sonho de muitos!

    ResponderExcluir
  4. O Meu nome é aquele mesmo que você viu!

    Putz!!! nem lembrava que tinha postado o mesmo há algum tempo atrás! Vou editar aquele post e não irei publicar o seu comentário, confesso que fiquei com um pouco de medo quando vi no email que vc havia descoberto meu nome.


    rsrsrsrsr...

    Vamo que vamo.

    ResponderExcluir
  5. Viver de aluguel

    Acompanho suas estórias e casos sobre problemas com a casa e inquilinos.
    Essa vida não serve para mim.
    Ainda mais na minha cidade onde qualquer terreno de 200m² sem sua calçada está custando R$80mil em média.
    Se a rua for calçada e em bairro bom então é R$150mil pra cima.

    Coloquei tudo na ponta do lápis, e não vale a pena construir por enquanto.
    Iria gastar R$300mil para ter retorno de R$1.800 no máximo!
    Melhor deixar em RF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, construção não é nada fácil, agora achei muito pouco o retorno para seu investimento.

      Eu não gasto tanto assim com construção. Em terreno de 200m2 dá para eu fazer mais de 10 1/4 e sala com o retorno de 4k.

      Calculo gastar em média 25k na pior das hipóteses.

      Se eu fosse vender cada um, auferia um faturamento de 500k, resultando num lucro líquido no mínimo de 100k em 02 anos de construção.

      Excluir
    2. Ola,
      Me ajude um pouco.
      No caso de 200m de terreno, vc faz um andar terreo 5x kits e depois mais 5kits no superior?
      Fica com qnts metros cada kitnet?
      Qual o valor do terreno?
      Obrigado

      Excluir
    3. Vale a peba você investi em um projeto. Ele servirá para vários prédios em regiões diferentes.

      Eu faria 4'por pavimento. Com seriam três pavimentos, ficaria um total de 12 kitnets. Somando 4,8k.
      Uma semi IF.

      O terreno até 100k. Não precisa fazer tudo de vez. Termina um pavimento e aluga, e assim vai...

      Excluir
  6. Muito bom o post ... como diria Tiger Woods "quanto mais eu treino mais sorte eu tenho", você é muito bom nesse negócio aí ...

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom Confrade VDA

    Uma pergunta, quanto você gasta para fazer uma casa em média? considerando mão de obra e material? e qual é a metragem?

    Grato

    ResponderExcluir
  8. Geralmente não faço só uma casa. Faço fundação para 02 andares com 6 casas no total. Acredito que fique em média de 25k com um acabamento da casa da foto.

    ResponderExcluir
  9. 40 m² cada apto? Em janeiro começo a construir.
    Não dá pra dar moleza pra inquilino folgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso meu camarada, nosso dinheiro é muito suado. Já basta o governo.

      No máximo 30m2. Não esquecendo da área de lavar roupas, as mulheres amam.

      Excluir
  10. Acompanho seu blog há algum tempo e tenho alguma experiência nesse negócio.
    Tenho quatro casas de dois quartos em um terreno e duas casas de 2 quartos em outro terreno. É ótimo receber os aluguéis, mas nem tudo são flores, já levei dois calotes de aluguel. Já aluguei pra mulheres que tinham namorados que batiam nelas e faziam escândalo no quintal. Mulheres com crianças que importunavam os outros inquilinos, universitários maconheiros e bagunceiros, gente que joga tudo quanto é porcaria nos ralos e quando entope acha que vc é obrigado a consertar, enfim não é tão fácil quanto parece. Quando comecei a construir casas de aluguel queria ter pelo menos umas 20, hj eu já não tenho mais a mesma certeza se é isso que eu quero. É legal ler suas postagens e poder aprender alguma coisa com suas experiências, obrigado por compartilhar com a gente.
    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Realmente não são só flores, que diga André Esteves.

      Casa quanto menor melhor, se puder faz uma igual a suite de motel, você evita filhos e muitos moradores. Ao escolher o local, é bom dar preferência a os calmos, sem muito bagunça e pessoas de baixíssimo nível.

      Por isso afirmo, se estiver dando muita dor de cabeça, como em qualquer negócio e investimento, passe para frente.

      Excluir
  11. Fala Viver de Aluguel,
    Eu conheço uma pessoa que tem varias casas de aluguel e tira uma renda bem legal com elas embora as casas não tenham uma qualidade boa. Sobre a qualidade das duas casas, você moraria nelas?
    Não estou criticando, longe de mim fazer isso, minha dúvida é até quanto compensar gastar para se ter uma casa que você possa morar nela mesmo sendo ela feita para o aluguel? Espero que tenha entendido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Moraria em qualquer uma. A grande maioria que mora de aluguel, pensa diariamente em sair deste. Então quando for fazer uma casa pense em algo transitório mas que tenha uma certa qualidade para mostrar as visitas.

    Gasto mais com a parte estrutural, no acabamento coloco piso cerâmico, textura conforme um post que fiz e box no banheiro.

    Uma das coisas que os inquilinos mais buscam; são casas ventiladas, claras e que não mofem as paredes.

    ResponderExcluir
  13. Olá. Conheci seu blog agora. Adorei.

    Não li inteiro ainda.

    Me tira uma dúvida:

    Eu construí no interior de SP algumas casas ultra simples de 30m² com cozinha americana, 1 dorm. etc.

    Mas como sou de outro ramo, tomei muito na cabeça com pedreiro.

    Qual valor você gasta por m² com mão de obra e materiais hoje em dia?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, mostra que você e guerreiro.

      Mão de obra é o terror dos construtores. Nunca parei para fazer o cálculo do m2, mas gastava para fazer uma casa de 2/4 na faixa de 25-30k. As demais ficavam mais baratas pois não gastava mais com fundação.

      Excluir
    2. Nem fala. Não tem um pedreiro que consiga honrar o que combina. Uma época tinha 3 ao mesmo tempo. Um foi preso, o outro sumiu, depois apareceu, sem falar que sempre pedem dinheiro. Outro arrumou encrenca com o vizinho e abandonou a obra. Juro que perdi a vontade continuar. Hoje tenho 2 lotes vazios esperando. Mas perdi coragem. Pensei até em fazer com esses pedreiros mais elaborados com contrato e tal e que fazem tudo até chave na mão, mas eles viajam nos preços praticados e isso que também nem sei se são bons.

      Essa suas de 2/4 mede quanto?

      A minha na época era para sair R$ 450/ m² considerando fundação para 2 andares e piso superior sem laje com forro de PVC. Mas no fim saiu bem mais e o que mais me assustou foi o preço para murar o terreno com bloco de concreto e no fim deu uma enchente a ainda caiu porque o pedreiro não deixou os furos de drenagem.

      Excluir
    3. As minhas são de no máximo 50m2, mas grande parte são de 35m2.

      Mão de obra é super complicada, mesmo eu tendo um pedreiro de confiança, dependo de ajudantes e a maré não está boa para construção.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...