sábado, 17 de outubro de 2015

Comprando imóveis sem escritura

Em resposta as várias indagações ao post anterior e que também é a dúvida de muitos, e não sem razão, dos que pretendem comprar imóveis sem escritura, só na base do contrato de compra e venda ou de gaveta, preparei algumas dicas e vantagens.

Parto dos seguintes princípios ao comprar/utilizar coisas; Custo/Benefício, Custo de Oportunidade, Burocracia/Perda de Tempo, Objetividade/Praticidade e a principal delas quando vou adquirir algo, Namoro/Casamento. - Como assim Anon? Tudo que compro procuro eliminar o máximo de riscos, mas não esquecendo de outro fator, Risco x Lucro. Não é por que compro imóveis sem escritura que me " jogo" em qualquer empreendimento. - Ainda não entendi a questão do namoro/casamento? - "Muita calma nessa hora querido anon”. 


Quando a pessoa pensa em casar, seria uma loucura e correria uma grande chance de tomar um baita prejuízo, tanto financeiro como emocional se ela casasse com uma desconhecida, sem saber da onde veio, do que gosta, suas virtudes, defeitos, suas origens e principalmente o que seus pares comentam sobre ela. 


É assim que encaro quando vou comprar algo, como se fosse um casamento e o namoro serve para isso, conhecer a respeito, adquirir experiência de vida, pois treino é treino e jogo é jogo. Por exemplo; quando vou comprar um carro, pesquiso tudo a respeito dele, principalmente em blogs de opinião, sites como Reclame Aqui, Sites Oficiais de denúncia/queixa e faço alguns orçamentos de eventuais despesas. Não seria diferente com imóveis a qual demandam muito capital e as vezes, todo dinheiro de uma vida.

Mas por que razão você opta por imóveis sem escritura? Por um simples motivo; preço/oportunidade, valorização e também sobrar dinheiro para construir. Em virtude de ao comprar imóveis todo PQD, isto é, todo documentado ainda mais na cidade que moro, a qual apenas 30% preenche este requisito, estes são caríssimos em relação aos outros, deixar-me-ia totalmente descapitalizado e só lucraria após uns 02 ou 04 anos com sua valorização, como também me afastaria temporariamente de um dos meus maiores prazeres; que é a construção. 

Sem muitas delongas vamos as dicas:

- Contatos, Indicações

Busque contatos, isto é Network para soar mais bonito. Na minha opinião, essa é a principal. Lembra da dica do carro, procedência é de grande valia. Converse com conhecidos, amigos e colaboradores; sobretudo àqueles que moram em bairros populosos onde geralmente a uma grande rotatividade de compra e venda de casas e terrenos.

viver de aluguel de casa vale a pena compensa


- Sites de busca/ofertas

Excelente ferramenta, tais como Vivaimóvel, Trovit e para mim a imbatível; OLX. Com seus diversos filtros e imagens postadas, torna-se um grande aliado. Salvo todos os anúncios, a qual me interesso, no próprio aplicativo, mesmo que não vá comprar, pois vou acompanhando (namorando) o mercado assim como seria na BMF.

viver de aluguel de casa vale a pena compensa


- Google Maps, Street View e Periódicos.

Pesquiso a rua, o bairro a região e se tiver o Street, já vejo a fachada e a vizinhança, assim como através do maps observo a estrutura da região; Escolas, Igreja, Supermercado e principalmente Transporte público, pois meu público na maioria das vezes, depende dele. Outra dica é pesquisar sobre notícias de crimes na rua e região, pois estas saem logo nos sites marrons, que gostam muito de morte e assaltos.

viver de aluguel de casa vale a pena compensa

- Visita in loco.

Achado o anuncio, pego minha moto e vou despojado fazer uma visita antes de entrar em contato com o dono, paro a moto em algum comércio movimentado e vou caminhando para conhecer as ruas e quem sabe encontrar outras oportunidades, “nem todas pessoas anunciam em sites”, as vezes só colocam uma placa, aproveito e paro em algum bar e converso com as pessoas, pergunto sobre casas de aluguel e se conhecem algum imóvel para vender e a depender já pergunto sobre o pretendido afim de conhecer o real dono e se não tem algum pepino. Nesses bairros populosos, todo mundo sabe da vida do vizinho.

- Entrando em contato.

Gostando faço logo uma proposta bem abaixo, já indicando que vi outros na região e observo antes o tempo do anuncio. Imóvel sem escritura para vender no preço de mercado dá mais trabalho. Acertando os detalhes parto para algumas documentações básicas.

-Documentação

Se for casa, vejo conta de energia, água, as vezes tem IPTU. Terreno, procuro antigos contratos de compra e venda, afinal sempre teve um dono anterior, geralmente era um sítio/chácara desmembrado. Acertando o preço, depois de muito choro é claro, checo todos dados pessoais da pessoa e do cônjuge. Presto atenção se tem carro, pego a placa e o número do chassi que fica no vidro. Tiro foto e filmo tudo, na discrição é claro. Para que isso tudo anon? - Verás! 

- Check in

Lembrando que essa etapa deve ser rápida. Com posse dos dados a título de confeccionar o contrato, busco os meios a meu dispor; Sites do TJ para ver se a pessoa responde alguma coisa, vara criminal, comercial, família. Consulto contratos de água e energia com o CPF. Busco na net pelo nome da pessoa e anúncios semelhantes com o endereço. Checo as placas do carro para ver quem é o dono.

viver de aluguel de casa vale a pena compensa

- Fechando a venda

Não encontrando nada gritante, choro o preço mais uma vez, geralmente dá certo e marco para encontrar no cartório a fim de reconhecer firma do Marido e Esposa, nunca aceito os vendedores trazerem autenticadas, assim como na compra/venda de carro, prefiro tudo pessoalmente, após isso parto para o banco e só transfiro para o nome da pessoa, nunca de terceiros, mesmo que tenha intermediários, aí não é comigo, eles que se acertem.


Ufa! É muita coisa anon!!! Meu caro, não existe vitória sem sacrifícios. No início dá trabalho, mais depois é tudo no automático e como vou "namorando" bem antes, quando finalmente chega o "casamento"; já estou preparado, depois é só partir para lua de mel.


viver de aluguel de casa vale a pena compensa


Ps.: Essa formula deu e tem dado certo comigo, não "agarantio" nada, são só dicas de um Zezão, se tiver medo, busque acima de tudo um corretor e/ou imobiliária, tudo bonitinho ou mesmo os leilões da CEF, são ótimos.





14 comentários:

  1. Excelente post, Caríssimo!

    As dicas já foram anotadas bem como as outras, e serão colocadas em pratica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.

      Eu sou mais prático, de atitude, fazer acontecer. Os maiores ganhos que tive foram nessa modalidade. Só de imaginar o mundo de documentação, taxas e impostos a pagar, corro de imóvel todo certinho.

      Excluir
  2. Fala Anon, muito bom suas dicas! Em breve pretendo colocá-las em prática na cidade natal dos meus pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo, agora cuidado para não viciar. Eu não guento ver um pedacinho de chão vendendo que me dá uma angústia se não tiver dinheiro. Ofereço logo o carro e a moto em troca. Já usei várias vezes o empréstimo consignado.

      Excluir
  3. Muito bom parceiro

    Eu mesmo possuo meio terreno (126m) do lado da minha casa e tambem pretendo fazer algo a respeito. Vou acompanhando seu blog para aprender mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Valeu Mestre. Você é um cara simples semelhante a minha pessoa, aproveite este tempo livre para estudar para concursos e analisar a construção de um imóvel.

    ResponderExcluir
  5. Ola Anon boa noite! Adorei as recomendacoes mas gostaria de saber quantos % em media um imovel perde o valor por estar sem escritura. Voce saberia me dizer? Achei as dicas fantásticas e quando comprar um imovel utilizarei todas elas! ABração, Leandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja em média 15-20%. No entanto a maior perda é em liquidez, pois o imóvel legalizado pode ser financiado pelos bancos e é a grande gama de compradores.

      Pq muitas pessoas não regularizam? A grande maioria ao terminar a casa, já chegou no limite do orçamento, muitas vezes com empréstimos bancários e financiamento do terreno.

      Excluir
  6. Boa tarde, você já teve experiência com terrenos de concessão da prefeitura? Pois tentaram me vender um imóvel, e o mesmo não possui escritura, somente um documento dizendo que o prefeito cedeu por 50 anos à família, mas que este terreno, não pode ter outra finalidade, a não ser, servir de moradia.
    Eu pretendo comprar um terreno, para construir kitnets e alugá-las, e o preço deste terreno me chamou atenção, mas tenho medo, de ser denunciado, e perder tudo, caso a prefeitura queira de volta.
    O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terreno propriamente não. Mas apartamento sim, no entanto o tempo de propriedade exclusiva foi de 10 anos. Foi feita uma procuração registrada no cartório e após o período a transferência.

      Acho muito arriscado esse terreno pelo tempo bastante longo. Verifique quantos anos restam, daí avalia se vale a pena.

      Excluir
  7. Ótimas Dicas, vou iniciar uma construção em breve.. estou no grupo dos 20k mais ou menos.. acompanharei o blog.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    você ainda continua comprando apartamentos sem escritura, ou sabe alguem que tenha interesse.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto não estou comprando e nem construindo. Compradores e vendedores, sempre existiram.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...