quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Como a construção me descapitalizou

Desde 2011, quando montei o planejamento de alcançar mais 8 casas divididas em dois prédios, estou tendo uma vida de assalariado mínimo. Sem luxos, viagens, roupas novas e muitas outras diversões. Contando cada real e fazendo uma verdadeira engenharia financeira para não parar nada e ainda pagar as contas do dia a dia.

Neste meio tempo troquei meu carango que já tinha 7 anos de uso por um mais potente, com mala maior e também era um desejo de longa data. Foi de grande valia e satisfação, pois as poucas viagens que tive, foram mais prazerosas, sendo que anteriormente como o carro 1.0 lotado, além de ser arriscado era totalmente aborrecente, onde o veículo com o ar ligado, calor retado aqui na terrinha, arrastava-se.


Como gostei de elevar a potência, fiz uma dos meu melhores Upgrade, peguei uma Moto 250cc 2011. Foi uma das melhores coisas que fiz, e falo com propriedade, ela é um verdadeiro ativo. Econômica e ágil. Com a moto ganho em qualidade de vida, pois um percurso que levaria de carro 1 hora, nela só levo 20 minutos. Livrei-me dos flanelinhas e gastos com estacionamento. Sei que é perigo, mas já o enfrento desde o nascimento. É muito prazeroso pilotar ainda mais que meu percurso diário é pela orla, aproveito e vejo a paisagem e outras coisas mais.

Estou quase finalizando a obra, já reboquei e coloquei a cerâmica em tudo, só faltam 2 casas para alcançar a meta. Estão sendo anos de dureza total. As outras 6 já estão alugadas sem nenhuma vacância e dor de cabeça. Estas últimas já tem gente perguntando quando eu termino. Dei um acabamento melhor e priorizei a ventilação e claridade, tendo como resultado uma maior valorização. Fiz questão de fazer varanda e mudar a entrada para frente, antes era lateral. Essa mudança que está consumindo todos meus ultimo recursos. 

Quando acabar essa etapa, só restará a pintura, passar a fiação, que eu mesmo faço, mas estou numa preguiça; fazer a escada de ferro e a proteção da varanda, devo gastar uns 3k, no entanto será a cereja do bolo, pois ficará muito bonita e não destoará das demais.


Optei de usar poucos recursos emprestados, como tenho acesso a uma linha de 4% ao ano peguei 8k que foram de grande valia. Não precisei antecipar uns valores que tenho emprestado a qual me rendem mensalmente 2k limpinhos. Devo focar o ano que vem nesta atividade e outra que me dará 7% ao mês sem dores de cabeça. Só tenho que trabalhar, em casa,  2 dias no mês para auferir a rentabilidade. Já preparei todo terreno só falta capital para entrar de vez. O melhor de tudo que não tenho sócio em nenhuma esfera, é só lucro. 

Objetivos para o ano que vem.

Estudar bastante para concurso público, já estou numa pegada boa, meta é passar em um Federal para ir morar em uma cidade do interior que tem praia ou rio.

Parar um pouco as construções, todo ano falo isso e meus colegas me zoam pois nunca consigo.

Aportar e investir nas oportunidades que estão batendo na minha porta.

Voltar a frequentar os leilões trabalhistas e da CEF em busca de oportunidades.

E principalmente viajar com a família, uma das coisas a qual mais amo.

Pensei em fazer uma pós, mas após ler vários blogs percebi que iria perder muito tempo. Devo focar em aprender inglês, estava até aprendendo um pouco diariamente, só que a obra requer muito tempo meu, onde gerencio e ajudo meu pedreiro. Já carreguei muito material e meus inquilinos ainda faziam hora de mim.

O amanhã me reserva muitas alegrias.

19 comentários:

  1. Parabéns pelas conquistas.Para o inglês, recomendo o Duolingo, é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu CF, você e VDC tem dicas muito boas. Foi o Duolingo que eu estava usando, já tinha feito grandes progressos. Irei reativar e ir com tudo dessa vez.

      Excluir
  2. Parabéns pelas conquistas, mãos a obra e pé na estrada.

    Está pensando em prestar quais concursos?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo. Concursos na área de tribunais, agencias e principalmente policiais. Todos na esfera federal. Montei umplano de estudo e estou indo muito bem, percebo o progresso diariamente.

      Como meu trabalho me proporciona muito, mais muito tempo livre, mesclo entre a obra, família, coisas do cotidiano e boa parte para estudar. Consigo um média de 6 h/d e resolvo uma faixa de 60 questões.

      Excluir
  3. Cara, você é dono da obra e o pessoal ainda ri? Enquanto eles riem, você recebe o aluguel deles rsrs, você que deve ficar rindo.

    Inglês eu recomendo uma rádio que adoro ouvir que é a radio publica do texas (tpr.org) e para quem esta começando recomendo ver vídeos do ENGVID no youtube. Tambem tem o ESLpod que é muito bom, só jogar no google.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre moro mas obras, o contato com o inquilinato é diário. Na obra anterior eu carregava muito material, para deixar os serventes junto ao pedreiro, para mim nunca foi um demérito, a hora do peso é ótima para reflexões. Alguns inquilinos ficavam bebendo na porta e soltando piadinhas, dizendo que não estudei, que sou mão de vaca e eu só ria por dentro, sabendo que todos me devem. E não passo a mão na cabeça, como já dizia Ivete "Não me conte seus problemas".

      Vou verificar as dicas, essas duas semanas são cheias aqui na obra, mas depois me jogo de vez no inglês.

      Excluir
    2. Que excelente dica do ENGVID.
      Também penso em morar na obra por razão de segurança com o material e para eliminar um auxiliar e ficar cuidando, mas na cidade onde vou executar umas obras minha esposa não conseguiria emprego.
      O próximo ano será muito importante para eu decidir o que farei no resto da vida.

      Excluir
  4. Por isso afirmo que estou aprendendo mais aqui. Mesmo sendo bairro de periferia, nunca tive problema com furtos, digo que muitos tem uma visão distorcida de segurança. Uma dica é comprar um cachorro de grande porte e ficar alguém como responsável.

    Hoje já posso dar ao luxo de minha esposa não trabalhar fora, pois aqui em casa ela dá um duro retado, dois filhos e a casa; pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Anon,

    Muito legal sua estratégia. Sei que deve tá sendo complicado aguentar, mas já que começou, termina! Kkkkk.
    Sempre é bom dar uma descansada e aproveitar os frutos do seu árduo trabalho. Experimente, vc merece :).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado PR.

    Hoje o dia foi árduo, comecei a passar a fiação, mais é isso mesmo, desse jeito vejo o fruto do meu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde.

    Estava lendo o seu blog e percebi que vc gosta de ganhar dinheiro com aluguel através da exploração de imóveis físicos ao invés de FIIs.

    Considerando que vc tem vários imóveis, vc já pensou na ideia de constituir uma PJ só para isso?

    É necessário avaliar os custos para ver a partir de que momento começa a vale a pena. Mas a princípio, vc como pessoa física quando recebe os alugueis está sujeito a pagar uma alíquota de imposto de renda de até 27,5% (tabela do IRPF). Porém, se fosse uma PJ recebendo os alugueis a alíquota de IR que vc teria que pagar seria de 15%. Essa é uma medida legal de planejamento tributário.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito pertinente o seu comentário. Agradeço pela visita.

    Penso futuramente investir em FIIs, é algo que passeia observar melhor após os comentários dos blogueiros.

    Pensei em constituir uma PJ, mais no intuito de facilitar o recebimento dos alugueis e evitar atrasos, porém achei um pouco burocrático o processo em um banco que consultei.

    Sou adepto ao máximo da informalidade, recebo os alugueis em cash diretamente em mãos, alguns em uma outra conta, por enquanto tem dado certo, pois aproveito para conversar com os inquilinos e resolver algumas intrigas, tipo síndico, entre eles.

    Rapaz como o Governo acharca o contribuinte. A taxa de 27,5% é pior que agiota, lembra-me a época do feudalismo.

    Procuro me distanciar de toda espécie de burocracia,sei que é o mínimo é necessário. Acredito que a classe pobre ainda sobrevive neste Pais devido a informalidade, pois o acharcamento dos impostos são aviltantes. Que Horror.

    Farei um post sobre vida de pobre tentando fugir dos impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma outra forma de evitar os impostos é abrir uma empresa no simples. Pq daí o imposto é menos que 15%. Em alguns setores chega a ser 10%.

      Ai vc joga a sua renda de aluguel no faturamento da empresa. Como se a empresa tivesse vendendo mais.

      Já trabalhando com FII é mais dificil de se evitar os impostos e outras burocracias. E ainda tem o problema q a receita vai começar a te acompanhar melhor depois q vc passa a investir na Bovespa.

      Excluir
    2. uma curiosidade. vc já trabalhou como eletricista? é muito dificil aprender a fazer a fiação de uma casa nova? tipo, desde fazer o padrão até instalar tomada, luz e chuveiro?

      vc poderia economizar mais ainda se fizesse o serviço de pintor tbem. é uma mao de obra cara e não é tão dificil de fazer. já pensou nisso?

      Excluir
  9. Boa dica sobre constituir empresa simples. Por enquanto não vou mexer em nada, pois está dando certo.

    É fácil, tem um curso de eletricista predial muito bom no SENAI. Se for para eletrotécnico é mais demorado, em média 2 anos. Vale muito a pena.

    Quem pinta é minha esposa e a irmã dela. A textura quem faz é meu pedreiro, pago a diária, fica bem barato. Ele está comigo desde 2011, altamente de confiança, tenho-o como membro da família.

    ResponderExcluir
  10. VA, muito legal essa sua trajetória. Procure estabelecer uma meta mas não dobre a meta quando alcançá-la kkkkkk. Estude para concurso público e mantenha umas casas alugadas como renda passiva. Invista na qualidade de vida e em viagens que ao meu ver é um engrandecimento pessoal absurdo. Conhecer culturas, lugares e pessoas é algo fantástico.
    Procure investir um pouco em outras áreas como TD e FII. Construção é bom mas cansa também.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você resumiu minha vida atual, minhas metas e minha visão sobre construção.

      Excluir
    2. Você resumiu minha vida atual, minhas metas e minha visão sobre construção.

      Excluir
  11. " Não precisei antecipar uns valores que tenho emprestado a qual me rendem mensalmente 2k limpinhos. Devo focar o ano que vem nesta atividade e outra que me dará 7% ao mês sem dores de cabeça. Só tenho que trabalhar, em casa, 2 dias no mês para auferir a rentabilidade."

    Em Resumo, um *Fomento Mercantil* fora do sistema financeiro. Agiotagem, se preferir.

    Acredito que escolhi muito mal o nome do Blog. Tentei fazer isso para ser o mais transparente possível, mas dos poucos comentários, noto que alguns são carregados de um pré conceito sobre nossa pessoa.

    Minha trajetória vai ter algumas semelhanças com a sua.

    Parabéns pelos Posts.

    Abraços.

    A.A.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...