terça-feira, 13 de outubro de 2015

Investir na Bolsa ou em Imóveis?



Com notícias nada animadoras na economia, o investidor fica a perguntar onde seria mais vantajoso investir suas economias; duas alternativas que parecem viáveis ou não, é a bolsa de valores e a compra de imóveis. Entretanto, como saber quando e qual seria a mais viável destas, diante de tanta instabilidade no mercado? Antes de tudo, a de salientar que não existe formula única que se encaixe a todos os perfis de investidores e sobretudo, investimentos.

Mas do que sabido, a busca do conhecimento se faz necessário em tudo na vida, principalmente quando se lida com dinheiro. Muitos perderam suas, às vezes, únicas economias por não terem buscado tal faculdade.

São diversas as variáveis a se considerar, tanto do ponto de vista do investidor, como do investimento, vejamos algumas:

-    Capital inicial.
-         Capital a qual pode ficar imobilizado.
-         Perspectiva de retorno, tempo e lucro.
-         Burocracia, serviço público.
-         Taxas de administração e de registro.
-         Riscos internos e externos.
-         Tempo a ser dedicado pelo investidor.

O mercado da bolsa de valores demanda muito mais estudo, conhecimento atual da economia e variantes do risco que não são poucos, entretanto ganha em liquidez, investimento inicial e a depender das circunstâncias, um ótimo lucro tanto diário como a longo prazo.

Grande potencial de valorização, esse Zezão entendi. 
Zezão se perde nesses gráficos

Imóveis é um do mais antigo investimento, nos últimos tempos deram um salto nos valores e no caso de bons terrenos, ficaram mais escassos de encontrar. No entanto com muita pesquisa, principalmente em anúncios pela internet, assim como percorrer pela área pretendida, proporciona verdadeiros achados. A de salientar a pouca liquidez, a forma de pagamento, na maioria das vezes a vista e taxas de registro e IPTU, mas a longo prazo tem-se uma grande valorização e ainda é pouco exposto a riscos. E ainda nos últimos 7 anos vem ganhado da bolsa de valores em rentabilidade.

viver de aluguel de casa vale a pena compensa
Grande potencial de valorização, esse Zezão entendi.

Para quem pretende ter um retorno mais rápido, mesmo exposto a mais riscos, a bolsa se apresenta como melhor alternativa, entretanto quem preza pela estabilidade e não tem tempo disponível, o mercado de pequenos imóveis apresenta-se como melhor alternativa.

11 comentários:

  1. Finalmente!rs
    Estarei acompanhando seu blog e espero obter conhecimentos através da sua experiência.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, estou descobrindo outros blogs que tratam de investimentos em construção, a qual me apaixonei.
    Abordarei sobre a compra de imóveis até 100k para pequenos investimentos, mas com bons retornos.
    Colocarei seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo! Para curto prazo eu não recomendo a bolsa de valores, exceto se você for um excepcional trader, ter informações privilegiadas.

    Agora, para longo prazo, a bolsa pode render ótimos lucros, aplicando com inteligência e paciência, longo prazo digo acima de 10 anos de reinvestimento de dividendos.

    Uma outra opção seria também o investimento em imóveis através de fundos imobiliários, os famosos FIIs, que desde o crescimento fantástico de 2011/2012, cairam bastante em 2013/2014 e se tornaram, na minha análise, ótimas oportunidades.

    Logicamente, o que me dá maior retorno financeiro realmente é a construção e venda de casas, mas de acordo com o que for acontecendo posso mudar a minha renda passiva dos atuais FIIs e ações para compra de pequenos apartamentos / barracões e ter renda passiva de aluguel.

    Abraço

    Viver de Construção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual você recomendaria a curto prazo para quem tem pouco capital? Eu sou suspeito, pois com certeza recomendaria a compra de terreno ou casas para reformar.

      Excluir
    2. Qual você recomendaria a curto prazo para quem tem pouco capital? Eu sou suspeito, pois com certeza recomendaria a compra de terreno ou casas para reformar.

      Excluir
  4. Você investe os alugueis e salário na poupança?

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente todos meu aportes têm sido na construção, reinvisto os alugueis e o salário na compra de materiais e mão de obra. Fico descapitalizado mesmo, fora as contas fixas do dia a dia, vivo como se ganhasse salário mínimo.

    Busco terminar as 2 casas praticamente sem débitos, pois a renda de 1,1k ulterior será aplicada na poupança a fim de aguardar novas oportunidades.

    ResponderExcluir
  6. Olá meu caro...

    Sempre defendi que a renda variável é uma espécie de poupança. Faz parte do portfólio da renda de preguiçoso como eu gosto de falar. Aí está todo investimento que vc não tem controle... como empresas de capital aberto, fundos imobiliários, renda fixa, previdência, etc..
    E eu chamo de renda de preguiçoso, não de forma ofensiva, mas são investimentos que não demandam muito trabalho para conseguir. É só ir no banco ou na corretora e comprar. Eles tem o seu papel, e é importantíssimo, até porque vc precisa proteger o seu dinheiro da inflação. Mas eu encaro como uma poupança plus.

    Já imóveis, são investimentos que dão infinitamente mais trabalho, mas é uma das poucas formas de realmente alavancar o seu dinheiro e ter ganho real contundente.

    Seu blog, ainda é recente, mas vc vai se cansar de tentar provar isso para as pessoas. Elas vão te criticar, te ofender, dar mil razões provando bolha imobiliária, e dando qualquer tipo de desculpa para te vencer na argumentação.

    São as mesmas pessoas que investem em FII, e ficam mega felizes que estão tendo 1% de rendimento, sendo que a sua cota caiu 40%. É um troço doido de explicar.

    Vai passar um tempo e vc vai acabar se emputecendo de ficar rebatendo críticas, e argumentos falhos... vai ficar puto de tentar convencer os outros...
    Afinal porque essas pessoas precisam ser convencidas?

    Te desejo toda a sorte do mundo, acompanharei de perto o seu blog, assim como o do VamosNos e conhecimentofinanceiro.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita, já adicionei seu blog e li quase todas suas postagens.

    Tem uma frase a qual muita gente conhece que diz: "Contra fatos não há argumentos". Tenho muitos exemplos particulares, vou mencionar só 2 que aconteceu comigo; comprei um terreno de 80m2, puro aclive, em 2007 e hoje vale, digo isso pois me ofereceram, na verdade imploraram 60k e uma casa que comprei em 2011 por 30k e já ofereceram 110k.

    Já vinha acompanhando alguns blogs de finanças, pois em 2008 investi na bolsa, mas não senti firmeza, já com imóveis mesmo tendo que estar de olho o tempo todo nas construção e aluguel, sinto-o estar mais sobre meu domínio.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu blog, algo diferente da maioria dos blogs de finanças, ultimamente penso em adquirir imoveis para investir e suas postagem ajudaram bastante.
    Sobre o que é melhor para se investir Bolsa ou Imoveis, eu acredito que o melhor investimento é aquele investimento que você conhece, que você sabe como funciona.
    No momento não possuo investimentos em imoves mas pretendo, posso estar errado mas acredito que investimento em imoveis pode não ser o investimento que de mais retorno, mais lucros mas sem duvida é uma ótima maneira de acumular e preservar o patrimônio.

    Abraços e Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra sua visita. Realmente devemo investir no que conhecemos. Não tenho muito capital, construo como formiguinha. Ano que vem vou dar uma parada para capitalizar, pois acompanhado o blog de CF e VDC, constatei a importância de capitalizar.

      ACA

      Excluir

Obrigado pelo comentário. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...